O reconhecimento de voz

Também chamado de reconhecimento de fala, o reconhecimento de voz é um programa de software ou dispositivo de hardware com capacidade de decodificar a voz humana. O reconhecimento de voz é comumente usado para operar um dispositivo, executar comandos ou escrever sem a necessidade de usar um teclado, mouse ou pressionar qualquer botão. Hoje, isso é feito em um computador com programas de software ASR (reconhecimento automático de fala). Muitos programas ASR exigem que o usuário "treine" o programa ASR para reconhecer sua voz, para que ele possa converter com mais precisão a fala em texto. Por exemplo, você poderia dizer "Internet aberta" e o computador abriria o navegador da Internet.

O primeiro dispositivo ASR foi usado em 1952 e reconheceu dígitos únicos falados por um usuário (não era controlado por computador). Atualmente, os programas ASR são usados ​​em muitos setores, incluindo assistência médica, militar (por exemplo, caças F-16), telecomunicações e computação pessoal (por exemplo, computação com as mãos livres).

O que o reconhecimento de voz exige?

Fone de ouvido HyperX Cloud com microfone

Para que o reconhecimento de voz funcione, você deve ter um computador com uma placa de som e um microfone ou um fone de ouvido. Outros dispositivos, como smartphones, possuem todo o hardware necessário incorporado ao dispositivo. Além disso, o software que você usa precisa de suporte para reconhecimento de voz ou, se quiser usar o reconhecimento de voz em qualquer lugar, é necessário instalar um programa como o Nuance Naturally Speaking.

Se você estiver usando o Microsoft Windows Vista, 7, 8 ou 10, também poderá usar o programa Windows Speech Recognition incluído.

Exemplos de onde você pode ter usado o reconhecimento de voz

À medida que o reconhecimento de voz melhora, ele está sendo implementado em mais locais e é muito provável que você já o tenha usado. Abaixo estão alguns exemplos de onde você pode encontrar o reconhecimento de voz.

  • Sistemas telefônicos automatizados - Atualmente, muitas empresas usam sistemas telefônicos que ajudam a direcionar o chamador para o departamento correto. Se você já foi perguntado algo como "Diga ou pressione o número 2 para suporte" e você diz "dois", você usou o reconhecimento de voz.
  • Google Voice - o Google Voice é um serviço que permite pesquisar e fazer perguntas no seu computador, tablet e telefone.
  • Assistente digital - Amazon Echo, Siri da Apple e Assistente do Google usam reconhecimento de voz para interagir com assistentes digitais que ajudam a responder perguntas.
  • Carro Bluetooth - Para carros com emparelhamento de telefone Bluetooth ou viva-voz, você pode usar o reconhecimento de voz para fazer comandos, como "ligar para minha esposa" para fazer chamadas sem tirar os olhos da estrada.

Tipos de sistemas de reconhecimento de voz

O reconhecimento automático de fala é um exemplo de reconhecimento de voz. Abaixo estão outros exemplos de sistemas de reconhecimento de voz.

  • Sistema dependente do alto-falante - O reconhecimento de voz requer treinamento antes de ser usado, o que requer a leitura de uma série de palavras e frases.
  • Sistema independente de alto-falante - O software de reconhecimento de voz reconhece as vozes da maioria dos usuários sem treinamento.
  • Reconhecimento de fala discreta - O usuário deve fazer uma pausa entre cada palavra para que o reconhecimento de fala possa identificar cada palavra separada.
  • Reconhecimento contínuo de fala - O reconhecimento de voz pode entender uma taxa normal de fala.
  • Linguagem natural - O reconhecimento de fala não apenas pode entender a voz, mas também pode retornar respostas a perguntas ou outras perguntas que estão sendo feitas.