Neste dia e idade, raramente se encontra um ficheiro FLI. O formato FLIC associado foi desenvolvido no início dos anos 90. Era muito popular para as animações daquela época. Há muitas maneiras de abrir um arquivo FLI.
No início dos anos 90, a Autodesk desenvolveu o formato de arquivo FLIC para ser capaz de exibir animações. Foi apresentado ao público num artigo do "Dr. Dobbs" em 1993. FLIC foi caracterizado pelas extensões de arquivo FLI e FLC. Os arquivos foram originalmente destinados a serem reproduzidos com o Autodesk Animator (FLI) ou com a versão Pro do software (FLC).
Video games tornam o FLIC popular
Nos anos 90, o formato FLIC tornou-se particularmente popular através de jogos de vídeo. Numerosos jogos continham consideravelmente mais do que um ficheiro FLI. Isto tinha um fundo muito simples: o formato depende de códigos diferenciais para os pixels. Uma animação complexa pode ser exibida com um tamanho de arquivo relativamente pequeno. Como resultado, o formato acabou por se tornar mais difundido nos filmes, que cada vez mais recorriam à animação por computador. Hoje em dia, praticamente todos os leitores multimédia podem reproduzir ficheiros em formato FLI.
De facto, o uso de ficheiros em formato FLIC tem vindo a decrescer de forma constante desde os anos 2000. Ironicamente, isto deve-se ao GIF, um formato que é ainda mais antigo que o FLIC. O GIF provou ser mais poderoso que o FLI ou FLC. Suporta até 8 bits por pixel. A FLIC não conseguia acompanhar isso. Contudo, até 2004 ainda existiam algumas patentes que impediam a propagação do GIF. Após a sua expiração, houve um desvio do arquivo FLI para o arquivo GIF.