Diretório

Um diretório é um local para armazenar arquivos em um computador. É uma estrutura de catalogação do sistema de arquivos que contém referências a outros arquivos ou diretórios. Pastas e arquivos são organizados em uma estrutura hierárquica, o que significa que são organizados de forma semelhante a uma árvore. Por exemplo, um diretório contido em outro diretório é chamado de subdiretório. Os termos pai e filho são freqüentemente usados ​​para se referir a diretórios e subdiretórios, respectivamente. O diretório mais alto em um sistema de arquivos é conhecido como diretório raiz. Pense em um diretório como um arquivo que contém pastas. Dentro dessas pastas estão os arquivos.

Os sistemas de arquivos usam diretórios para organizar os arquivos em um dispositivo de armazenamento, como uma unidade de disco rígido ou unidade de estado sólido. Os arquivos do sistema podem estar localizados em um diretório, enquanto os arquivos do usuário podem ser armazenados em outro. Os sistemas de arquivos hierárquicos que incluem diretórios são Linux, MS-DOS, OS / 2 e Unix. É importante notar que em uma GUI como o Microsoft Windows, os diretórios são conhecidos como pastas.

Ao armazenar tipos específicos de arquivos em uma pasta, as informações podem ser facilmente acessadas. Os programas também podem ser armazenados em um diretório. Quando um programa é instalado, seus arquivos são armazenados em um diretório que contém subdiretórios com muitos arquivos relacionados ao programa. Por causa do diretório, é menos provável que os arquivos sejam sobrescritos, modificados ou excluídos por outros programas.

Caminhos de diretório

Para acessar um arquivo em um diretório, pode ser necessário especificar os nomes de todos os diretórios acima dele. Para fazer isso, um caminho precisará ser especificado. Um caminho especifica um local exclusivo seguindo a hierarquia da árvore de diretório expressa em uma sequência de caracteres em que os componentes do caminho representam cada diretório. O caractere de delimitação é mais comumente uma barra ou dois pontos. Com DOS e Windows, o diretório raiz é uma barra invertida (). Com sistemas Linux e Unix, o diretório raiz é uma barra (/).