Armazenamento de objetos

O armazenamento de objetos contém dados em pequenas partes chamadas objetos e é útil para armazenar grandes quantidades de dados não estruturados. O armazenamento de objetos é a mais recente das três formas principais de armazenamento de dados. É muito acessível e escalonável porque pode armazenar mais dados em qualquer formato. Muitos provedores de serviços em nuvem oferecem armazenamento de objetos em nuvem, incluindo AWS, IBM e Google.

Benefícios e desvantagens do armazenamento de objetos

O armazenamento de objetos usa um identificador específico para cada objeto (normalmente um conjunto de números) e metadados sobre o objeto para tornar os dados mais fáceis de recuperar. O armazenamento de objetos também é fácil de acessar porque não usa níveis diferentes para categorizar objetos. Tudo é armazenado em uma piscina plana.

Por conter dados em qualquer formato, o armazenamento de objetos fornece às empresas um método escalonável de armazenamento de informações. É uma boa opção para armazenamento em nuvem também, especialmente para aplicativos executados na nuvem. Os dados armazenados em objetos podem ser difíceis de editar no armazenamento, portanto, é a melhor opção para empresas que estão armazenando muitos dados em repouso. Mas as empresas que precisam fazer alterações regulares em seus dados podem considerar o armazenamento de objetos um pouco mais demorado.

Armazenamento de arquivos e blocos

As outras duas formas principais de armazenamento são arquivo e bloco. O armazenamento de arquivos organiza os arquivos em hierarquias com base em diretórios e pastas, semelhante à forma como um computador armazena dados. É uma boa opção para armazenar dados muito organizados, mas normalmente não é capaz de armazenar quantidades extremamente grandes.

O armazenamento em bloco mantém os dados em blocos, que se juntam novamente quando são retirados do armazenamento. O armazenamento em bloco permite aos usuários editar rapidamente os dados no armazenamento. É útil para empresas que precisam fazer alterações frequentes em seus dados armazenados; no entanto, ele não armazena dados não estruturados ou brutos.

Embora o armazenamento de arquivos seja um ótimo recurso para manter dados estruturados e contidos, não é muito escalonável. O armazenamento em bloco é útil para empresas que precisam fazer alterações frequentes em seus dados, mas sua flexibilidade é limitada porque não pode armazenar dados brutos. O armazenamento de objetos é escalonável e flexível, oferecendo aos usuários amplo armazenamento, mas não é tão bom com dados estruturados do tipo banco de dados. Alguns fornecedores de armazenamento tentaram contornar os limites dos protocolos de armazenamento, oferecendo armazenamento unificado que conecta as diferentes formas de armazenamento.