"ZIP" é derivado da palavra inglesa "zip" para zip. O formato permite a compressão sem perdas de arquivos para reduzir o espaço necessário para arquivamento ou para permitir uma transferência de dados mais rápida.
O americano Phil Katz desenvolveu o formato ZIP para compressão de arquivos em 1989 com os programas PKZIP e PKUNZIP, tendo anteriormente utilizado outro formato de arquivo (ARC). Devido a disputas legais com uma empresa de software, ele retirou este último e escreveu PKZIP, para o qual ele utilizou um algoritmo mais eficiente. O formato rapidamente se tornou amplamente utilizado.
Propriedades de arquivos ZIP
O formato ZIP é um arquivo container. Arquivos simples ou múltiplos podem ser empacotados e desempacotados com ele. Também é possível salvar o caminho e criptografar com senhas. O algoritmo permite que o tamanho dos arquivos seja reduzido para até 12% do seu tamanho original.
Compressão progressiva não é suportada. Cada arquivo no arquivo deve ser comprimido individualmente. Isso permite um manuseio fácil e flexível, pois os arquivos também podem ser criados e reparados, apagados ou adicionados, compactados e extraídos individualmente sem a necessidade de editar todo o arquivo em conformidade. Uma desvantagem, no entanto, são possíveis redundâncias que não são levadas em conta durante a compressão.
Programas comuns hoje são PKZIP, Winzip, WinRAR ou PeaZip, que podem ser baixados como freeware da rede. Eles podem ser usados para arquivar grandes coleções de dados em pouco tempo, a fim de economizar espaço de armazenamento ou para enviar grandes anexos mais rapidamente por e-mail. Os arquivos também podem ser desempacotados com a mesma rapidez.
arquivos ZIP com malware
Cautela é aconselhada, no entanto, quando e-mails de remetentes desconhecidos chegam com anexos ZIP. Muitas vezes eles contêm arquivos executáveis que podem infectar o computador com malware quando desempacotados.
arquivos ZIP com malware
Cautela é aconselhada, no entanto, ao receber e-mails de remetentes desconhecidos com anexos ZIP.