Na computação gráfica, um pixel shader, também conhecido como fragment shader, é um programa que determina a cor, o brilho, o contraste e outras características de um único pixel (fragmento). Um programador especializado em escrever programas de sombreamento de pixels é conhecido como artista de sombreamento.
Como funciona?
O próprio sombreador se refere ao código que determina como um pixel aparece na representação de um ambiente virtual. Por exemplo, se o pixel a ser renderizado estiver na superfície visível da esfera, os fatores que afetam sua aparência incluem:
- Quais fontes de luz iluminam esse fragmento da esfera e que tipos de luz são elas? De que cor é a luz?
- Qual é a especularidade do material da superfície da esfera - reflete a luz nitidamente como o metal ou difunde-o como o plástico?
- Existe uma textura mapeada para a superfície? Nesse caso, o pixel correspondente no bitmap da textura contribui para a cor do fragmento.
- Existe um mapa de relevo associado à superfície da esfera? Nesse caso, um bitmap ou procedimento matemático afeta o brilho da luz para simular uma textura irregular na superfície.
- A superfície é parcialmente transparente? Existem objetos parcialmente transparentes entre a esfera e a câmera?
- Outros objetos projetam sombras na esfera?