EMF é um formato de arquivo nativo do Windows baseado no formato clássico WMF. No entanto, é significativamente mais poderoso. Isto é perceptível quando se trabalha com um vector. No entanto, pode haver problemas ao poupar.
A abreviatura "emf" significa "enhanced (Windows) metafile" que significa "enhanced metafile". Como é um formato nativo do Windows, um arquivo emf pode ser usado por muitos programas. Além disso, o formato é independente do dispositivo. A única coisa importante é que o sistema operacional Microsoft está disponível como base.
Formato emf e clássico wmf
O clássico formato wmf remonta aos primeiros tempos do Windows e era orientado para 16 bits. Em contraste, o emf é um formato de 32 bits. Os gráficos vetoriais salvos como arquivos emf podem ser escalados conforme desejado. Além disso, os gráficos raster podem ser usados para preenchê-los. Ao contrário do wmf, o formato emf também pode ser usado com uma curva Bézier. Portanto, é também adequado para exibir gráficos mais complexos que trabalham com curvas. As informações de cor de um arquivo emf são salvas em RGB. O CYMK, por outro lado, não é suportado.
Originalmente, o emf foi escrito como um formato para permitir a troca de informações vetoriais entre uma aplicação de escritório e um programa de ilustração. Um arquivo emf em si não é na verdade para ser salvo como tal. Isto é evidente no próprio Windows: O formato é aberto por padrão no programa Paint do Windows. No entanto, não é possível salvá-lo como um arquivo emf aqui. Primeiro deve ser convertido, por exemplo, em bitmap ou no formato bmp.
Hoje, os arquivos emf são, portanto, normalmente usados como uma linguagem gráfica para drivers de impressora, bem como para spooling.