Bootcamp é um software da Apple. Ele foi projetado para facilitar a execução do sistema operacional Windows em um Mac. A interação do Mac e do Bootcamp traz algumas vantagens, mas também desvantagens específicas.
Bootcamp transforma um Mac em um PC com Windows. Um Mac normalmente já está equipado com ele. No entanto, o software também pode ser baixado gratuitamente do site da Apple. Este procedimento é útil para obter sempre a última versão do software. O download do Bootcamp fornece aos usuários todos os drivers para Windows. Além disso, o programa suporta o particionamento do disco rígido. Através da interação do Windows e do Bootcamp, um computador da Apple torna-se assim um sistema de duplo boot.
Vantagens do Bootcamp
Bootcamp é a maneira mais fácil de executar o Windows em um computador com o sistema operacional MacOS. Não é necessário nenhum conhecimento do sistema. O software também permite que você defina em qual sistema operacional o computador deve iniciar. Por exemplo, se você precisar apenas de um programa Mac ocasionalmente, mas de outra forma trabalhar com Windows, você nem sempre precisa trocar manualmente.
Por ser um software oficial da Apple, não deve haver problemas de compatibilidade. O próprio fornecedor californiano garante que todos os seus computadores podem carregar o Windows sem problemas através do Bootcamp.
Desvantagens do Bootcamp
Um download do Bootcamp elimina a necessidade de usar uma máquina virtual para executar o Windows em um Mac. Esta é a razão específica pela qual o software foi desenvolvido em primeiro lugar. No entanto, há uma desvantagem associada a isso: Ao conectar Mac e Bootcamp, o usuário tem que tomar uma decisão: Ele pode usar Windows ou MacOS, mas não os dois sistemas ao mesmo tempo, como era possível com uma máquina virtual.
O software também suporta apenas as versões do Windows a partir do XP. As versões mais antigas não funcionam com esta solução. Outros sistemas operacionais podem teoricamente também ser instalados através de um Bootcamp download. No entanto, isto muitas vezes falha devido à falta de condutores e requer um vasto conhecimento detalhado.
Além disso, Bootcamp permite a instalação de, no máximo, dois sistemas operacionais diferentes. Uma vez que o MacOS não pode ser removido, só é possível executar uma versão adicional do Windows no Mac.
O software também não vem com uma licença válida do Windows. Usuários que querem rodar Windows em seu Mac devem comprar uma licença ou criar uma unidade de salto através de outro computador usando uma pendrive - no entanto, os Macbooks modernos não têm mais uma conexão USB A.