O especialista em virtualização e nuvem VMware quer adquirir o Digital Fuel. As aplicações baseadas em software como serviço (SaaS) da Digital Fuel permitem que os custos de TI sejam tornados transparentes e melhorados mesmo em infra-estruturas baseadas em nuvem.
VMware anunciou ontem a aquisição da Digital Fuel. A Digital Fuel é especializada em serviços em torno de finanças de TI e optimização para Software as a Service (SaaS). As soluções permitem às empresas obter uma visão mais precisa dos custos e benefícios da sua infra-estrutura de TI e melhorar esta relação. Isto facilita a integração dos aspectos financeiros nos processos de tomada de decisão de TI. O portfólio de Combustíveis Digitais inclui soluções para a gestão de custos de TI, orçamentação, chargeback, optimização de custos, contas a pagar e acordos de nível de serviço (SLA). O software está disponível tanto como uma variante on-premise como um modelo SaaS.
A aquisição planejada deve estar no saco antes do final de julho deste ano. Detalhes sobre o preço de compra não foram divulgados.
"A computação em nuvem permite às empresas melhorar a eficiência dos seus negócios de forma sem precedentes. Ao mesmo tempo, essa nova forma de fornecer TI permite que as empresas alinhem, gerenciem e otimizem seus recursos de TI para as necessidades exatas de cada unidade de negócios menor", disse Boaz Chalamish, vice-presidente e gerente geral da VMware. "Os ambientes baseados em nuvens permitem aos CIOs ter maior visibilidade e controle econômico de qualidade. Isso facilita a demonstração do valor e dos benefícios dos investimentos em TI para os executivos e acionistas financeiros. O Digital Fuel amplia o nosso portfólio com funções essenciais de negócios que vão além da gestão operacional"
Digital Fuel permite analisar os recursos de TI ao longo de aspectos comerciais abrangentes (capex, opex e custos de serviços) e gerenciar ativamente os custos, orçamento e faturamento de serviços de TI com base nisso. A análise inclui figuras-chave para sistemas físicos e virtuais, incluindo os custos para funcionários, aplicações e os gastos com armazenamento e recursos de rede - mesmo que estes sejam obtidos a partir da nuvem pública ou através de provedores de serviços. A análise também leva em conta a intensidade com que os sistemas e serviços são utilizados e até que ponto os níveis de serviço definidos são esgotados.
Um vídeo no YouTube explica em detalhe as funções do Digital Fuel.