O que é armazenamento web?

Armazenamento web refere-se ao espaço de armazenamento em um ou mais servidores para dados que podem ser acessados a qualquer momento através da Internet. Como regra geral, este serviço é oferecido por provedores de internet, mas também pode ser feito por conta própria.

Armazenamento web - ou espaço web em inglês - pode ser usado para guardar o conteúdo de sites, blogs ou lojas online. No entanto, também é cada vez mais utilizado por particulares para armazenar fotos, filmes, textos, etc. na nuvem e para poder acessá-los via smartphone a qualquer momento e a partir de qualquer lugar, por exemplo. O termo genérico geral para tais ofertas é alojamento web.

Custos de armazenamento web

Alojamento web para páginas de internet está sujeito a uma taxa com a maioria dos provedores. Para projetos menores, no entanto, apenas alguns euros por mês precisam ser investidos. Em troca, o provedor garante possibilidades de backup de dados e acesso rápido, mesmo em horários de pico. Além disso, eles fornecem um certo número de endereços de e-mail. O tráfego também desempenha um papel não insignificante em relação aos custos. Em alguns casos, existe um limite superior para um determinado período de tempo. Se este limite for ultrapassado, são incorridos custos adicionais.

Empresas como o Google, Dropbox ou Microsoft fornecem gratuitamente capacidades limitadas para utilizadores privados, que podem ser expandidas quase indefinidamente mediante o pagamento de uma taxa. No entanto, as ofertas gratuitas são frequentemente associadas à exibição de anúncios sobre os quais o usuário não tem influência.

Que tamanho de armazenamento web é razoável?

O tamanho do armazenamento web necessário depende sempre dos projetos planejados. Arquivos HTML simples com muito texto e poucas imagens não precisam de muito espaço. Para fotos, filmes e videoclipes, por outro lado, a necessidade aumenta significativamente. Extensas lojas online com numerosas imagens de produtos ou instruções em vídeo atingem rapidamente a gama terabyte.

Originar ou fornecer o seu próprio armazenamento web?

Muitas empresas acima de um determinado tamanho e com o orçamento correspondente utilizam os seus próprios servidores para fornecer espaço web, sobretudo por razões de segurança. Ao terceirizar para um provedor de serviços, há sempre o risco de o provedor não tratar os dados armazenados com seriedade ou não protegê-los suficientemente contra o acesso de terceiros.

Configurar seu próprio servidor de armazenamento web também pode fazer sentido para usuários particulares, desde que você tenha conhecimento e capital suficientes para hardware e software. Agora também existem programas gratuitos com os quais você pode gerenciar seus dados em seu próprio servidor.