Muitos gerentes de TI enfrentam o problema de que os endereços IP, sub-redes e VLANs usados em sua rede estão crescendo rapidamente, mas muitas vezes dificilmente são documentados. Embora os dados necessários possam ser registrados em planilhas Excel, pelo menos em ambientes IPv4, software especial como a ferramenta de código aberto phpIPAM é mais adequado e é a única alternativa a partir do IPv6.
Empresas que têm que gerenciar um grande número de endereços IP e que tenham integrado numerosas sub-redes e VLANs devem dar uma olhada na ferramenta de gerenciamento de endereços de código aberto phpIPAM baseada na web. A aplicação baseada em PHP armazena os dados em uma base de dados MySQL. LAMP ou WAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP) são suficientes para usar phpIPAM.
Com o software, no entanto, não só endereços IP, sub-redes e VLANs podem ser documentados, mas também podem ser solicitados através de uma interface baseada na web. Os administradores recebem a aplicação no software e podem atribuir os dados se desejarem e também assumi-los imediatamente. A galeria de imagens que acompanha este artigo explica com mais detalhes as funções individuais do software.
Gerenciar IPv4 e IPv6 eficientemente
A tarefa do phpIPAM é gerenciar e documentar endereços IP, sub-redes e VLANs. Os endereços IP podem ser agrupados. Também podem ser definidas permissões para gerenciar e acessar endereços IP individuais. O software pode gerenciar e documentar IPv4, mas também endereços IPv6.
Administração dos direitos do usuário no software é possível via LDAP, mas também pode ser realizado com opções de autenticação interna. Além de usuários individuais, também podem ser definidos grupos inteiros que têm acesso a determinados endereços IP e sua documentação. Todas as opções necessárias estão disponíveis através do menu administrador na interface web (ver Figura 1).
Quick search and find
phpIPAM também ajuda a procurar endereços específicos, sub-redes e VLANs. A interface de pesquisa simples (ver figura 2) permite uma pesquisa e procura extremamente rápidas. Isto facilita o trabalho com a ferramenta e melhora a visão geral. Se desejar, os dados também podem ser exportados, por exemplo, para ler dados de sub-áreas.