Na sequência dos pedidos de insolvência nos EUA e Canadá, as subsidiárias na Europa também apresentaram as petições correspondentes. A filial alemã da Nortel em Frankfurt/Main será incluída nos processos de insolvência europeus em curso no Reino Unido.
Como anunciou o tribunal de insolvência em Frankfurt/Main, "foi agora também aberto um processo administrativo e, portanto, um processo principal de insolvência na acepção do nº 1 do artigo 3º do Regulamento (CE) nº 1346/2000" para a Nortel GmbH, que tem sede em Frankfurt. Alan Robert Bloom, Alan Michael Hudson, Stephen John Harris e Christopher John Wilkinson Hill foram nomeados como liquidatários conjuntos, cada um deles residente na c/o Ernst & Young LLP, 1 More London Place, London, SE1 2AF, Inglaterra (Tel. 0044 207 951 2000, Fax 0044 207 951 1345). Eles são administradores no sentido do Art. 2 lit. B do Regulamento (EC) No. 1346/2000.
Nortel emprega cerca de 500 pessoas na Alemanha. Além da sede em Frankfurt/Main, existem outras localizações em Bonn, Friedrichshafen, Munique e Stuttgart.
A fim de se reerguer financeiramente, a Nortel quer se concentrar em áreas centrais e passar por uma transformação de hardware para prestador de serviços. O CEO da Nortel Germany, Wim te Niet, já havia anunciado isso em setembro, em uma entrevista com nosso portal irmão www.IP-Insider.de. Como parte desta estratégia de consolidação, a Nortel, por exemplo, já se despediu do mercado de Wimax. O parceiro de cooperação Alvarion anunciou que o acordo de distribuição Nortel só tinha sido concluído no Verão de 2008, tendo agora sido rescindido.