Lego tijolos são virtualmente a lingua franca dos engenheiros. A última prova disso é a primeira impressora 3D feita a partir do Lego construction kit.
Even embora os preços para impressoras desktop 3D como a Solidoodle tenham caído significativamente para menos de $500, o estudante de engenharia Matthew Krueger - também conhecido como o mestre em Instructables - pensou que deveria ser possível torná-la muito mais barata.
Ele construiu a sua impressora LEGObot 3D com um orçamento de $0 - simplesmente com os materiais que ele tinha à sua disposição. E isso foi principalmente tijolos Lego, um controlador Lego NXT e uma pistola de cola quente. É desta última que é feita a extrusora e por isso a LEGObot 3D Printer usa cola quente como material de impressão. Os resultados não são particularmente precisos devido à construção pouco torsional do Lego e também são praticamente inutilizáveis devido à consistência da cola quente, mas a Krueger estava mais preocupada com a viabilidade em princípio. E isto é claramente dado, como o seguinte vídeo prova: