RTF ou Rich Text Format é um formato de arquivo que permite a troca de texto entre programas de diferentes fabricantes e sistemas operacionais e também pode ser usado para textos formatados em bases de dados.
RTF foi publicado pela Microsoft em 1987 e é o formato de arquivo padrão do programa WordPad pelo mesmo fabricante. Uma grande vantagem do RTF - em contraste com o texto simples, por exemplo, que só pode transportar caracteres de texto puro - é que um documento pode conter formatação e até mesmo gráficos embutidos e, no entanto, não está vinculado a nenhum software específico. Na prática, parece que quase todos os programas de processamento de texto podem escrever e ler em RTF. Apenas o layout nem sempre é o mesmo; por exemplo, pode haver quebras de linha diferentes.
RTF ficheiros são ficheiros de texto tecnicamente puros, mas incluem instruções de formatação dentro do conteúdo do texto e podem também conter dados binários, como imagens. Tal marcação de texto é chamada de markup, semelhante ao HTML ou LaTeX. Todas as versões desde 1.0 de 1987 são compatíveis ascendentemente.
Entretanto, RTF está perdendo importância, pois os novos softwares de processamento de texto têm filtros de importação cada vez mais poderosos e podem ler e editar numerosos formatos de arquivo proprietários.
Aplicação de RTF
Processadores de texto modernos oferecem a possibilidade de escolher diferentes formatos de texto para salvar documentos. Por exemplo, os textos criados com o LibreOffice freeware também podem ser salvos como arquivos DOC para o Microsoft Word. O mesmo se aplica aos arquivos RTF, com a única diferença de que eles podem ser abertos por quase qualquer editor e processador de texto. A troca de documentos RTF também funciona sem problemas entre computadores Windows e Apple Mac.
Quanto mais simples for a formatação do arquivo original, mais confiável será a sua reprodução em outro software. O layout pode parecer muito alterado, especialmente se forem incluídos quadros de texto, imagens e outros objectos. Deve-se também ter em mente que as fontes não são normalmente incorporadas e devem ser instaladas no computador de destino para reprodução fiel.
Garantia sem vírus
O Rich Text Format não usa macros, portanto nenhum vírus de macro pode criar raízes, como pode ser o caso do Microsoft Word, por exemplo. Isto leva a problemas de segurança, especialmente quando os documentos são trocados através da Internet. É por isso que um arquivo RTF é muito adequado para envio por e-mail, pois o destinatário certamente não tem que contar com vírus e ainda recebe o texto com a maioria ou toda a formatação.