A empresa chinesa CE Changhong revelou o smartphone H2 na CES em Las Vegas, que tem um scanner molecular SCiO que se destina a melhorar o bem-estar do utilizador, por exemplo.
O scanner molecular SCiO, desenvolvido em colaboração com a Consumer Physics and Analog Devices (ADI), destina-se a permitir que a composição molecular dos objectos e superfícies seja examinada e reconhecida. Isto permitiria aos usuários analisar as propriedades dos alimentos, líquidos, medicamentos e muito mais, e até mesmo fazer medições de gordura corporal.
O smartphone H2 da Changhong, que tem este sensor incorporado, abre novas possibilidades aos usuários para melhorar seu bem-estar pessoal, determinar a maturação ou frescor de frutas e vegetais, afinar suas necessidades nutricionais e verificar a autenticidade dos produtos, comparando a composição com a original, de acordo com o fabricante. O sensor molecular também pode ser usado para determinar a gordura corporal.
O scanner molecular SCiO é um espectrômetro miniaturizado de infravermelho próximo que emite um feixe de luz e analisa sua reflexão. Cada material produz uma linha espectral diferente, tornando possível tirar conclusões sobre o objeto escaneado.
Detalhes técnicos
O Changhong H2 tem uma bateria de 3.000 mAh e um sensor de impressão digital. O botão ao lado mostra o estado da bateria e também é usado para limpar a cache. O smartphone tem uma tela de seis polegadas com resolução Full HD e uma câmera principal de 16 megapixels. Os relógios do processador integrado octa-core com até dois gigahertz por núcleo.
Outros detalhes sobre o H2 são atualmente desconhecidos. Atualmente só está disponível no mercado chinês.