VTS é a abreviação de "Video Title Sets", ou seja, um conjunto de ficheiros de vídeo. Tal conjunto de arquivos contém essencialmente todos os arquivos necessários para reproduzir um filme de um DVD.
Se você olhar para a estrutura de pastas de um DVD, três tipos diferentes de arquivos VTS aparecem, nomeadamente "VIDEO_TS.IFO", "VIDEO_TS.BUP" e "VIDEO_TS.VOB". Estes contêm informações diferentes:
- VIDEO_TS.IFO: contém os arquivos de configuração e controle do filme, incluindo menus individuais, quaisquer legendas, relação de aspecto, diferentes idiomas etc.
- VIDEO_TS.BUP: contém cópias de segurança dos arquivos de configuração (BUP = BackUPs)
<
- VIDEO_TS.VOB: contém os dados reais de vídeo e áudio de um DVD (VOB = Video Object)
Schema de arquivos VTS
CDs têm sistemas de arquivo diferentes ou nenhum sistema de arquivo dependendo do formato - CD de áudio, CD-ROM, etc. - têm sistemas e estruturas de arquivo diferentes, ou nenhum deles. Os DVD-ROMs, por outro lado, têm um directório e uma estrutura de ficheiros claramente definidos.
Cada VTS contém numerosos ficheiros IFO, BUP e VOB, numerados de acordo com o seguinte esquema: "VTS_xx_x.IFO", ""
VTS_xx_x.BUP" e "VTS_xx_x.VOB", onde "xx" e "x" significam números consecutivos e representam secções ou capítulos individuais de um filme. Esta divisão é necessária porque o formato "UDF Bridge" utilizado para DVDs só permite um tamanho máximo de 1 GB para os ficheiros VOB.
Desde que "xx" pode tomar os valores "01 a 99" e "x" os valores "0 a 9", um máximo de 99 conjuntos de títulos de vídeo com dez subficheiros cada um pode ser armazenado num DVD.
Converter arquivos VTS para outros formatos de vídeo
Existem numerosos programas comerciais e freeware no mercado que podem ser usados para abrir um arquivo VTS e também convertê-lo para formatos de vídeo como "MP4", "AVI" ou "MKV"
.