No estado desértico do Qatar, os usuários móveis podem agora receber dados em até 225 megabits por segundo. A Nokia Networks implantou a primeira instalação comercial LTE-A do país com agregação de operadoras.
A agregação de operadoras permite que o provedor de telecomunicações Ooredoo Qatar forneça downlinks de até 225 megabits por segundo a seus clientes móveis. A tecnologia usa múltiplos espectros de rádio simultaneamente e é um elemento chave de uma rede LTE-Advanced (LTE-A) agora implantada pela Nokia Networks (Nokia).
Como único fornecedor de equipamentos LTE da Ooredoo, a Nokia foi responsável pela expansão completa da rede. Além dos serviços de planejamento, isso também incluiu o equipamento do core e da rede de rádio.
Em detalhe, a Nokia forneceu a Estação Base Flexi Multiradio 10, o Evolved Packet Core e o sistema de gerenciamento de rede NetAct. A fim de abrir os espectros a 800 megahertz e 2,6 gigahertz, o equipamento existente também foi atualizado com software de agregação de operadoras.
De acordo com a Nokia, os serviços LTE-A estão disponíveis em todo o país. Para colocar isto em perspectiva, o emirado do Qatar mede 11.606 quilómetros quadrados, o que corresponde a cerca de um trigésimo da área da Alemanha.