Ao meio-dia de quinta-feira, os funcionários do Leão estavam em choque: o fundador da empresa Erwin Deutsch explicou em poucas palavras que ele tinha que fechar a Lion Electronics devido à má situação comercial e que todos os funcionários seriam demitidos. A empresa irmã Netsquare não é afetada.
Agora as luzes vão finalmente se apagar na Lion Electronics. No outono passado, 140 funcionários já foram demitidos, e os 100 restantes também foram demitidos na quinta-feira. Os negócios estão a correr mal, de acordo com o director-geral do Lion, Erwin Deutsch.
Os empregados estão chocados. Não há nenhum conselho de empresa ou organização sindical na empresa e, portanto, não se fala de indenização por demissão ou de um plano social. Os empregos alternativos são raros no Eifel. Por enquanto, os negócios do dia-a-dia continuam, ainda há trabalho suficiente. Mas a notícia do fechamento iminente certamente terá consequências negativas, os funcionários sabem que também.
O que também cria um mau humor é o fato de que aparentemente apenas parte da rede da empresa será fechada. A Netsquare e suas empresas afiliadas não são afetadas. Há um ano atrás, o grupo Lion/Netsquare compreendia um total de 14 empresas. Erwin, Helga, Stefan e Katja Deutsch, assim como Karl-Heinz Müller e Wolfgang Klein apareceram nas empresas individuais em mudança de funções como sócios, diretores, membros do conselho ou acionistas.
Foi planejada uma reorganização que reduziria o número de empresas para seis. A Lion Electronics foi fundida com as subsidiárias Prosoft Wonderlite Computer AG e Transmedia Computer Systeme AG em 27 de Fevereiro. Agora a Lion Electronics International Computer Discount 2000 GmbH, agindo como sucessora legal, está para ser liquidada. No entanto, de acordo com o tribunal distrital competente, não foi apresentado nenhum pedido de insolvência.