Com o "Iray Server" da Nvidia, os designers 3D podem transmitir o seu projecto de renderização interactiva de um Iray Server para qualquer máquina. O produto traz assim o poder de uma estação de trabalho de renderização até mesmo para notebooks. Há alguns dias, o Iray Server está disponível para download gratuito em uma versão demo que pode ser executada por 90 dias.
Enquanto o renderizador "Mental Ray " desenvolvido pela Berlin-based Mental Images GmbH, mais tarde promovido massivamente pela Autodesk e assumido pela Nvidia em 2007, é um dos renderizadores mais usados na indústria cinematográfica atual - por exemplo, está incluído nos pacotes 3D "Maya", "3ds Max" e "Softimage" - o renderizador Iray da Nvidia é considerado o estado da arte em tecnologias de renderização, por assim dizer.
Não parecido com os renderizadores de produção convencionais, o Iray fornece resultados que são destinados a refletir os comportamentos do mundo real. Iray foi o primeiro renderizador na época a usar o processador da placa gráfica (renderização GPU) para renderização fisicamente correta e fotorealista.
Iray fornece imagens fotorealistas através da simulação do comportamento físico da luz e dos materiais, e fá-lo sem qualquer conhecimento especial de computação gráfica, com o toque de um botão, por assim dizer. Iray é, portanto, considerado extremamente fácil de usar. As imagens fotorealistas de alta qualidade resultantes podem ser progressivamente optimizadas até se atingir o nível de detalhe desejado.
Abrigado à aceleração da GPU, também pode ser usado para realizar renderizações e interações rápidas em tempo real. Com a abordagem interativa, o resultado melhora passo a passo e fornece resultados coerentes até o quadro final.
Iray Features
Além da visualização de renderização interativa, o Iray oferece integração total no "Cinema 4D" como um plugin de renderização, é capaz de renderizar materiais nativos do Cinema 4D, oferece um sombreador para bordas arredondadas e sempre fornece um cálculo de luz fisicamente correto com comparativamente muito menos configurações do que o Mental Ray.
Além disso, Iray utiliza todos os recursos disponíveis para cálculo, ou seja, todos os processadores de todas as placas gráficas disponíveis juntos e é muito rápido graças à renderização da CPU. Entretanto, o Iray também pode rodar sem CPU se necessário.
Na semana passada, a Nvidia anunciou a disponibilidade de uma versão experimental de 90 dias do Iray Server em seu blog.
Reprodução distribuída na rede
Iray Server permite a renderização distribuída em computadores conectados na rede. O Iray Server transmite a renderização normal de lotes off-line e a renderização interativa para todos os produtos plug-in Nvidia Iray com uma instalação tradicional, portanto não são necessários aplicativos adicionais.
Iray Server assegura que todos os computadores que executam Iray Server são coordenados entre si. Como resultado, o tempo necessário para renderizar uma imagem é significativamente reduzido. De acordo com a Nvidia, uma fazenda de renderização construída usando o Iray Server permite que imagens em tamanho poster sejam computadas em uma fração do tempo exigido por um único computador.
O controle é realizado com a ajuda de um console central de administração, a partir do qual, por exemplo, trabalhos que foram enviados podem ser verificados ou trabalhos que já foram concluídos podem ser posteriormente ajustados e reexecutados. Teoricamente, a tecnologia de renderização realizada com o Iray Server também acelera o próprio processo criativo.
Porque a tecnologia atua como uma conexão com a respectiva aplicação Iray e envia de volta os resultados de renderização enquanto o usuário está editando sua cena. Isto permite, por exemplo, que até mesmo um simples caderno de notas execute Iray à velocidade de uma estação de trabalho de renderização.