A Intel fornece processadores Atom economizadores de energia para servidores

O fabricante do chip Intel apresenta os primeiros processadores de seis watts do mundo para servidores com a família Atom S1200. Alguns fabricantes já oferecem micro servidores, armazenamento e soluções de rede baseadas nos novos semicondutores.

Intel apresenta a família de processadores Atom-S1200, que afirma ser o primeiro sistema de eficiência energética em chip (SoC) do mundo para servidores. Segundo o fabricante, a potência de projeto térmico (TDP) do semicondutor é de seis watts. Diz-se que isto torna a linha de processadores adequada para micro servidores de alta densidade, bem como para sistemas de armazenamento e de rede eficientes em termos energéticos.

Com o seu baixo consumo de energia, a Intel diz que o Atom S1200 reduz os custos no centro de dados sem que os utilizadores tenham de comprometer o desempenho e a fiabilidade. Uma vez que o chip é compatível com o software x86 comum, não deve haver portabilidade aérea.

Tecnologia de rosqueamento múltiplo

O SoC tem dois núcleos físicos e pode processar quatro roscas em paralelo. Também possui suporte de 64 bits para até oito gigabytes de memória DDR3, tecnologia de virtualização Intel, oito portas para PCI Express 2.0 e código de correção de erros (ECC).

A família de produtos consiste em três processadores com velocidades de clock entre 1.6 e 2.0 gigahertz. Fabricantes como Accusys, CETC, Dell, HP, Huawei, Inspur, Microsan, Qsan, Quanta, Supermicro e Wiwynn já oferecem mais de 20 sistemas de microservidor, armazenamento e rede com o Atom S1200. As fichas estão disponíveis a um preço sugerido a partir de $54 em unidades de 1.000. □