O empregador retém uma porção de imposto dos salários dos seus empregados e paga-a ao fisco. Este pagamento é um adiantamento do imposto sobre o rendimento, cujo montante real é calculado durante a compensação anual do imposto sobre os salários.
O imposto sobre os salários é considerado um imposto retido na fonte. Isto significa que é calculado a partir de uma fonte, neste caso a partir do rendimento. É cobrado a todos os empregados que estão envolvidos em trabalho não autônomo. Isto aplica-se igualmente aos trabalhadores de colarinho branco e azul, para que o imposto sobre os salários seja deduzido dos salários. O empregador calcula a dedução de imposto salarial de acordo com as chamadas características de dedução de imposto salarial.
As características de dedução num relance
As características clássicas de dedução de imposto salarial que determinam o seu montante são:
- Steuerklassen
- eventuelle Kirchensteuermerkmale
- eventuelle Kinderfreibeträge
- Lohnsteuerfreibeträge
- Faktoren und weitere Kirchensteuermerkmale bei Steuerpflichtigen in Ehe oder Lebenspartnerschaft
Früher waren die Lohnsteuerabzugsmerkmale auf der papiernen Lohnsteuerkarte eingetragen. Heute gibt es die elektronische Lohnsteuerkarte, die die ElSTAM, die elektronischen Lohnsteuerabzugsmerkmale, enthält.
Lohnsteuerklassen bestimmen Lohnsteuerhöhe
In der Bundesrepublik Deutschland gibt es aktuell sechs Lohnsteuerklassen, die unterschiedlich besteuert werden. Typisch sind die Lohnsteuerklasse 1 (vor allem für ledige Arbeitnehmer) sowie die Lohnsteuerklassen IV und IV beziehungsweise III und V für verheiratete Arbeitnehmer. Se os casais casados escolhem a combinação IV/IV ou III/V depende dos seus rendimentos, porque a classe V do imposto salarial é tributada mais pesadamente do que a classe III. Por isso, o empregado com salários mais elevados escolhe frequentemente a classe III para que não sejam geradas deduções tão elevadas durante o ano.
A igualização anual do imposto salarial: anual e maioritariamente obrigatória
Com algumas excepções, todos os empregados têm de efectuar a igualização anual do imposto salarial todos os anos. Também aqui houve uma mudança do formulário em papel para o procedimento digital (ELSTER). Na equalização do imposto sobre os salários, é calculado o imposto de renda real. Isto significa que o contribuinte gera ou um pedido de reembolso ou um pagamento adicional através da equalização anual do imposto salarial.
As diferenças entre o imposto salarial calculado pelo empregador e o imposto sobre o rendimento real surgem porque o empregado tem o direito de utilizar certas opções de dedução que o empregador não conhece em termos de substância e montante. Estas incluem, acima de tudo, despesas especiais e despesas relacionadas com rendimentos. Despesas especiais são, por exemplo, despesas com a própria pensão e certas doações. As despesas relacionadas com o rendimento, que são registadas no Anexo N na compensação anual do imposto sobre os salários, são despesas efectuadas no âmbito da relação de trabalho. Estes incluem despesas de viagem para o local de trabalho, vestuário de trabalho e despesas de formação contínua que não são pagas pelo empregador. Além disso, quaisquer benefícios de pensão, mais-valias ou rendimentos de rendas são também tidos em conta na equalização anual do imposto salarial.
Any church tax and the solidarity surcharge are also calculated in the annual wage tax equalisation.