A Sun compra o fornecedor de caixas virtuais Innotek

Dois devotos de código aberto se encontraram: A Sun complementa a sua carteira de produtos no mundo real com a compra da Innotek, o fornecedor da ferramenta de virtualização de 20 megabytes "Virtualbox". Especialmente para a família de servidores xVM da Sun, a ferramenta de virtualização é uma boa adição.

Sun Microsystems gosta de se chamar a si própria uma "empresa de tecnologia". Se você quer viver esta estratégia de negócios, você não deve apenas pegar novas tendências tecnológicas em algum momento, mas desenvolvê-las você mesmo e surfar a primeira onda de um ciclo de vida do produto. Uma tecnologia que vem causando muito furor há bastante tempo e que molda os conceitos de TI mais do que outras tendências é a virtualização. Embora a Sun também tenha este tópico na sua agenda, ele está mais no lado do servidor e do sistema operacional. Portanto, a compra do fabricante de software suábio Innotek GmbH é apenas um passo lógico. A empresa tem produtos de tecnologia de virtualização em seu portfólio e ao mesmo tempo - como a Sun - carrega no coração a idéia de código aberto.

Espera-se que tudo esteja concluído no terceiro trimestre de 2008 e a Innotek passará a fazer parte do grupo Sun. O fabricante do software de virtualização de código aberto Virtualbox ajuda a Sun a complementar a plataforma xVM no nível do desktop. Com o Virtualbox, a Sun irá no futuro oferecer um produto que corresponde perfeitamente com a família de servidores xVM. A referida VirtualBox é uma ferramenta de virtualização relativamente fina, na forma de um download gratuito de menos de 20 MB. VirtualBox suporta PCs com Windows 3.1 para Vista, Linux 2.2, 2.4 e 2.6, Solaris x86, OS/2, Netware e DOS. Foi baixado mais de quatro milhões de vezes desde janeiro de 2007.

Open source devotees entre si

Sun Microsystems tem estado totalmente comprometida com a filosofia do código aberto há dois anos. Desde o sistema operacional Solaris até a linguagem de programação Java, a suíte Open Office até a arquitetura dos processadores Sparc, tudo está aberto e disponível para inspeção. A Sun atua como fornecedora para o cenário de software de código aberto que se estabeleceu em torno do Linux. Com o Star Office e o suporte do Open Office, a Sun fornece o pacote de escritório com a mais ampla distribuição sob Linux, e com o suporte do Gnome Sun empurra a interface gráfica de usuário mais importante. Em termos de navegadores web, a Sun está envolvida no projecto Mozilla, e no campo dos servidores web a empresa está activa no âmbito da Fundação Apache. Além disso, a Sun fornece ambientes de desenvolvimento gratuitos e trabalha em conjunto com a comunidade de desenvolvedores de código aberto em muitas frentes.

Solaris em virtualização

A cerca de um ano atrás, a Sun já aparou Solaris para uso no ambiente de virtualização. O sistema operacional, que é compatível com as arquiteturas Sparc e x64/x86, tem desde então suportado domínios lógicos e, portanto, a operação de até 32 instâncias do sistema operacional em um servidor Fire-T1000.