DivX é tanto o nome de um formato de container para arquivos de áudio e vídeo quanto um codec conhecido para codificar e decodificar dados de vídeo. Nos últimos anos, a importância do DivX tem diminuído constantemente.
DivX é um codec de vídeo que pode ser usado para converter um arquivo de vídeo em outro formato. Por exemplo, os usuários poderiam usar um vídeo MPEG2 não compactado e depois convertê-lo para o formato DivX que economiza espaço para economizar capacidade de armazenamento. Ao mesmo tempo, é um formato de contentor que pode acomodar inúmeros codecs de vídeo e áudio. O codec foi projetado para suportar uma ampla gama de resoluções e taxas de bits. Desde pequenos dados para web streaming até excelente qualidade para cinema em casa, tudo é possível.
História do codec DivX
Em 1998, "DivX 😉 versão 3.11 Alpha, a primeira edição do codec de vídeo. Não foi um software auto-desenvolvido, mas um hack de MPEG-4 versão 3 da Microsoft. Em Julho de 2001, seguiu-se a primeira versão da DivX, que foi desenvolvida inteiramente por uma equipa própria. Isso também lançou as bases para o uso comercial do codec de vídeo. A partir deste ponto, o logotipo DivX foi cobiçado pelos fabricantes de DVD players, por exemplo, que usaram o selo para que os clientes soubessem que as mídias codificadas pela DivX podiam ser reproduzidas.
Com a introdução da primeira versão oficial, também vieram os perfis: Eles variam de portáteis a "HD 1080p" e cada um define dados-chave, como a maior resolução possível, a taxa máxima de bits, os codecs de áudio suportados e o número de faixas ou legendas de áudio. Qualquer hardware compatível com DivX também deve suportar estes perfis. Eles foram criados para fornecer um padrão a ser seguido pelos fabricantes e usuários de hardware. A empresa DivX monitora o padrão e a certificação do hardware.
DivX software
A empresa também publica software para o formato DivX. Isto inclui um web player, um player para sistemas Windows e um conversor. Com isto, numerosos formatos de vídeo e recipientes como AVI, MP4, MOV, WMV, MKV e um próprio recipiente chamado .DIVX podem ser convertidos e reembalados. Estes dados são então jogáveis pelo DivX player e por várias outras aplicações de código aberto. Hoje, o codec desempenha um papel menor do que há muitos anos, já que concorrentes como x264 e x265 estão agora tecnicamente mais avançados. O próprio contentor também foi em grande parte deslocado pelos formatos mais flexíveis .MKV e outros formatos.