Gaia-X finalmente torna-se realidade

Para Bechtle e Ionos, Gaia-X está a começar. Agora que o Ministério Federal de Economia e Tecnologia está fornecendo financiamento para projetos selecionados, as empresas trabalharão em uma solução conjunta de nuvem. Dez outros projetos também serão financiados.

122 milhões de euros estão sendo disponibilizados pelo Ministério Federal de Economia e Energia (BMWi) para o concurso de financiamento de Gaia-X. Os vencedores do concurso foram anunciados pela Agência Federal de Redes. Onze projectos seleccionados puderam apresentar candidaturas formais de financiamento à Agência Federal de Redes até Julho. Mais cinco projectos podem candidatar-se numa segunda ronda de financiamento em 2022, desde que estejam disponíveis recursos orçamentais suficientes.

Os vencedores da primeira ronda de financiamento para Gaia-X incluem a casa do sistema Bechtle e o fornecedor de nuvens Ionos. As duas empresas trabalharão em conjunto no projecto Possível. Ionos também está envolvido em cinco outros projetos.

Projeto Gaia-X Possível

Todos têm numerosos contatos com diferentes instituições, tais como escolas, universidades, empresas e autoridades. Estes estão cada vez mais interligados. No entanto, os documentos e dados relevantes estão frequentemente localizados em diferentes salas de dados. Os envolvidos no projecto querem simplificar a comunicação entre utilizadores estatais, comerciais e privados através de interfaces. Uma solução em nuvem é criar acesso seguro a todas as salas de dados e seus conteúdos que estão conectados a uma identidade através de uma interface central.

Em primeira instância, os funcionários de organizações administrativas, pequenas e médias empresas e instituições educacionais devem acessar todas as informações conectadas à sua identidade digital através de uma sala de dados. Isto deverá permitir-lhes trocar informações de forma controlada e segura.

Além da Bechtle e Ionos, estão envolvidos no projecto o Instituto August-Wilhelm Scheer, o fornecedor de serviços de TI Dataport, a Fraunhofer Society for the Promotion of Applied Research, o desenvolvedor de software de e-learning Information Multimedia Communication (IMC) e a empresa de código aberto Univention, que oferece soluções de gestão de identidade. Bechtle é a líder do consórcio.

Todas as informações sobre os projetos aprovados do concurso de financiamento Gaia-X podem ser encontradas aqui.