Se estiver no escritório ou para fins privados - sem uma ligação de banda larga, o acesso à Internet sem perturbações é hoje dificilmente concebível. Inúmeras aplicações de escritório exigem alta velocidade de dados tanto quanto filmes e música.
Há cerca de 20 anos, tanto usuários comerciais como particulares na República Federal da Alemanha têm a opção de acessar a internet rápida via conexão de banda larga. As taxas de dados de 16 Mbit/s permitem não só abrir websites simples à velocidade da luz, mas também reproduzir vídeos de alta resolução sem interferências e chamar rapidamente gráficos de memória intensiva. Dependendo da tecnologia de banda larga disponível e do contrato escolhido, tanto o download como o upload são possíveis a altas taxas de transmissão.
Requisito básico: cabo de banda larga
Para que uma conexão de banda larga seja fornecida, um cabo de banda larga deve estar disponível no local em questão. Hoje, este pré-requisito é dado em praticamente todas as grandes cidades e vilas. Mesmo em regiões rurais e cantos remotos, bem como nas ilhas do Mar do Norte e do Mar Báltico, o acesso à Internet de banda larga deixou há muito de ser um problema. Aqui, taxas de dados de pelo menos 16 Mbit/s podem ser alcançadas com frequência. Além disso, muitas vezes há ofertas adicionais para uso comercial e oficial. O chamado atlas de banda larga do Ministério Federal dos Transportes e Infra-estrutura Digital (BMVI) facilita o conhecimento do estado atual de desenvolvimento e se existe a possibilidade de internet rápida em um determinado local.
Variante: banda larga via LTE
Embora as conexões de banda larga clássicas sejam fornecidas via DSL/VDSL, fibra ótica ou cabo, existe também a possibilidade de utilizar tecnologias LTE. Uma vez que o acesso à Internet é estabelecido através de um link de rádio, os receptores móveis podem ser utilizados e locais inconvenientes podem ser alcançados. Por meio dos chamados roteadores híbridos, é possível estabelecer conexões estacionárias à Internet em alta velocidade. Atualmente, velocidades de dados de até 100 MBit/s são possíveis.
Cheque qual oferta faz mais sentido
Quem quiser encomendar uma nova conexão de banda larga deve verificar com antecedência qual oferta faz mais sentido para os fins desejados. Enquanto as residências particulares geralmente devem estar satisfeitas com um contrato DSL convencional com uma taxa de transferência de dados de 50 Mbit/s, para empresas com vários computadores na rede ou com uma extensa troca de informações, contratos com uma velocidade de pelo menos 250 Mbit/s geralmente farão sentido. No entanto, é sempre importante para o uso sem problemas de uma conexão de banda larga ter a tecnologia certa além da linha de alimentação, ou seja, nas instalações do usuário. Um roteador moderno, cabos de dados CAT 7 e repetidores poderosos são muito úteis aqui para manter a velocidade de dados alta dentro da casa também.