O sistema Light-Drive do Bosch Sensortec transforma os óculos em óculos inteligentes utilizando um sensor de pressão barométrica e um sensor geomagnético. Pesa menos de dez gramas e funciona mesmo à luz directa do sol.
O entusiasmo em torno do Google Glass era enorme, mas depois ficou silencioso. Mas o tema da realidade aumentada (RA) para óculos ainda não está morto. O Bosch Sensortec oferece um sistema de accionamento de luz óptica especialmente para fabricantes de vidro inteligente. O sistema completo composto por espelhos MEMS, elementos ópticos, sensores e uma ligação de software é suposto produzir imagens sem distorções e sempre nítidas - mesmo sob luz solar intensa.
Com a sua tecnologia Bosch Light Drive, os óculos convencionais devem ser transformados num óculos de uso diário. A informação sobreposta não é visível do exterior. Isto preserva a privacidade. O sistema inteiro não requer um visor ou câmera externa visível. Os usuários podem acessar informações importantes na vida cotidiana. As aplicações possíveis são navegação, chamadas, chamadas de despertar, lembretes de compromissos e vários serviços de mensagens curtas.
Imagem na superfície da retina
Um scanner de luz focada baseado em MEMS dentro do sistema de accionamento de luz digitaliza um elemento holográfico (HOE) integrado na lente dos óculos inteligentes. Este HOE redirecciona o feixe para a superfície da retina, onde cria uma imagem de alta resolução.
Abéns à tecnologia, é possível ao utilizador receber informações em mãos livres a partir de um dispositivo móvel ligado. Este pode ser, por exemplo, um smartphone emparelhado. A imagem projectada é nítida, brilhante, facilmente visível mesmo sob luz solar directa graças ao brilho adaptativo, e apenas visível para o próprio utilizador.
A tecnologia Light Drive da Bosch funciona mesmo com lentes curvas e correctoras, bem como com lentes de contacto. As tecnologias anteriores para óculos inteligentes têm a desvantagem de que quando o sistema é desligado, um véu ou um brilho do arco-íris, conhecido como luz difusa, é visível para o utilizador e para a pessoa oposta. O fabricante Bosch promete transparência óptica agradável durante todo o dia com o mínimo de sensibilidade à luz difusa.
Sensores completam os Óculos Inteligentes
O sistema de accionamento de luz pronto a usar é 30% mais plano do que as soluções existentes. Mede cerca de 45 a 75 mm x 5 a 10 mm x 8 mm, dependendo da integração do cliente, com um peso inferior a dez gramas. Os óculos inteligentes são complementados com vários sensores: um sensor de pressão barométrica e um sensor geomagnético. Damit lässt sich die Smart Glasses steuern wie einer Multi-Tap-Funktion am Brillenbügel.
Laut Hersteller soll die Light-Drive-Lösung ab 2021 für Hersteller von Großserien verfügbar sein.
Die Smart Glass im Einsatz
Dieser Artikel erschien zuerst auf unserem Partnerportal Elektronik Praxis.