Computador completo de 1 GHz, pequeno como um pedaço de chocolate

A mais doce tentação desde Raspberry-Pi: o computador OSD335x C-SiP Linux da Octavo Systems mede apenas 27 mm x 27 mm - ainda combina processador ARM-A8, fonte de alimentação, relógio, RAM e flash em uma caixa plana.

Quando o primeiro processador de PC - um AMD Athlon K75 - rachou a prestigiosa marca de 1 GHz no milênio 2000, ele estava preso junto com dois grandes chips de cache L2 em uma ranhura espalhada - um módulo do tamanho de dois iPhones empilhados um em cima do outro. Ficou tão quente que montá-lo na placa principal estava fora de questão. Um refrigerador ativo opulento manteve viva a unidade de computação, que normalmente estava em uma enorme caixa de torre.

O progresso que a tecnologia tem feito nestes 18 anos ou mais é ilustrado pelo OSD335x C-SiP da Octavo Systems: este computador completo extremamente compacto de 1 GHz está alojado numa caixa de grelha esférica (BGA) com um comprimento de apenas 27 mm x 27 mm e uma altura de alguns milímetros. Além do processador ARM Cortex A8 Sitara AM335x da Texas Instruments, o "System-in-Package" (SiP) contém todos os componentes que compõem um computador: até 1GB de RAM DDR3, 4KB EEPROM, duas fontes de alimentação, até 16GB de memória flash eMMC, um oscilador MEMS e mais de 100 componentes passivos. O SiP está ligado ao mundo exterior através de 400 portos.

Sistema em pacote: "Somente energia e algumas resistências ainda são necessárias"

"A integração do flash e do oscilador eMMC ao processador, RAM e fontes de alimentação faz do OSD335x C-SiP um sistema completo", explica Gene Frantz, CTO da Octavo Systems. A solução incluiria tudo o que é necessário para um computador Linux de alto desempenho. "Apenas energia e algumas resistências são necessárias. É por isso que lhe chamamos um sistema completo em pacote"

De acordo com Octavo, a integração extensiva do OSD335x C-SiP elimina muitas tarefas repetitivas e tediosas ao projetar sistemas de computador. Tarefas como a concepção de interfaces de memória DDR3 e a configuração de sequenciamento de energia já não são necessárias. Os desenvolvedores também não teriam que se preocupar com a compatibilidade eletromagnética.

Múltiplas opções de configuração para diferentes aplicações

"O OSD335x C-SiP permite que os desenvolvedores implantem um sistema de computador na metade do tempo que levaria para desenvolver uma solução independente", diz Erik Welsh, gerente de engenharia de aplicações da Octavo Systems. Em comparação com um sistema equivalente construído com componentes independentes, a solução Octavo tem apenas cerca de metade do tamanho, diz ele, o que simplifica muitos projetos incorporados.

De acordo com a Octavo Systems, o OSD335x C-SiP é adequado para uma ampla gama de aplicações nas áreas de automação predial, controles industriais e aplicações de consumo. É particularmente popular para uso em aplicações IoT, disse ele. "Ao integrar os processadores Sitara-AM335x nos SiPs Octavo, a Octavo oferece uma ampla gama de desempenho, periféricos de comunicação e componentes de sistema necessários", explicou Adrian Valenzuela, Diretor de Marketing de Processadores de Catálogo da TI. "Como todos esses recursos estão disponíveis como uma solução que também é compatível com outros processadores Sitara-AM335x, os projetos podem ser personalizados para uma ampla gama de aplicações"

Compra simplificada: "Apenas um componente em vez de mais de cem"

Porque os desenvolvedores não precisam mais se preocupar com um fornecimento contínuo de componentes críticos, tais como capacitores, memória DDR e EMMC, aquisição de componentes e gerenciamento da cadeia de fornecimento são simplificados, diz Greg Sheridan, gerente de marketing da Octavo Systems. "A integração total dos nossos SiPs significa que os nossos clientes podem poupar-se na aquisição e gestão de mais de 100 componentes". Eles próprios trabalhariam de perto com os fornecedores para garantir a entrega de ponta a ponta.

Octavo Systems espera que o OSD335x C-SiP esteja disponível para o mercado geral até o final do ano. As folhas de dados e amostras já estão disponíveis. Segundo o fabricante, a primeira variante será equipada com o processador AM3358, 512 MB de memória DDR3 e 4 GB de eMMC e estará disponível para a faixa de temperatura industrial e comercial. Em termos de preço, a SiP deve ser orientada para um sistema discreto equivalente, diz Sheridan: "Nosso objetivo é tornar nossos produtos tão atraentes do ponto de vista de integração e custo que não haja mais razão para um design discreto"

Este artigo apareceu pela primeira vez no nosso portal parceiro Elektronikpraxis.