Tecnologia de memória verde para implementações de nuvem mais eficientes

O Microsoft Technology Center (MTC) em Munique testou sistemas de memória verde da Samsung Electronics, que provou ser significativamente mais rápido e também mais eficiente em termos de energia do que as configurações de servidor comuns atualmente.

Os servidores testados foram equipados com 20-nanómetros (nm) de memória verde classe, os primeiros do mundo. Os sistemas colocados aos seus passos no MTC foram baseados na memória DDR3 de 20nm da Samsung e SSDs com Microsoft Windows Server 2008 R2 e Hyper-V. Essas configurações de teste foram duas vezes mais rápidas que as configurações atuais de memória para servidores com instâncias de máquinas virtuais e recuperação de dados em ambientes de nuvem privada. Eles também consumiram cerca de metade da energia por servidor.

Samsung's 20nm-class Green Memory foi testada em módulos de 8GB DDR3 Registered Dual Inline Memory e na série SATA 6Gb/s 256GB SSD PM830 instalado em sistemas servidores rodando ambientes virtualizados com o sistema operacional Windows Server 2008 R2 Enterprise e Hyper-V. Eles proporcionaram 50% de desempenho e economia de tempo em sistemas com memória DDR3 de classe 40nm e discos rígidos de grau empresarial.

A designação "classe 20nm" descreve uma tecnologia de processo com estruturas de semicondutores entre 20 e 29 nanómetros (nm), enquanto "classe 40nm" se refere a uma tecnologia de processo com estruturas entre 40 e 49 nm.

Samsung e o MTC Munique só recentemente desenvolveram em conjunto uma solução de servidor otimizada que utiliza módulos de memória Creen DDR3 de classe 30nm. A solução de memória verde agora em teste, que combina módulos DDR3 de 20nm e SSDs SATA 6Gb/s para sistemas de servidores avançados, foi criada apenas cinco meses depois.

Samsung e, portanto, a Microsoft planeja estender sua colaboração aos outros 27 MTCs em todo o mundo para 2012. As plataformas de teste equipadas com SSDs verdes da Samsung estão agora disponíveis no laboratório de pesquisa em Munique. Os módulos do servidor DDR3 de classe 20nm estão programados para estar disponíveis no segundo trimestre de 2012.

Os resultados exactos dos testes estão resumidos num white paper, que pode ser encontrado nos websites da Microsoft e da Samsung respectivamente.