Quando Harry Potter arranca os olhos e os atira para a floresta, desenvolve a sua própria gramática sem mais delongas e cria o máximo de ordem nas listas apagando-as, tem a ver com a forma bizarra como as inteligências artificiais "pensam".
A indústria de TI é muito boa a usar palavras-chave. Por exemplo, quando cada funcionalidade de aprendizagem da máquina é vendida como "IA", muitas empresas estão trabalhando semanticamente não de forma limpa, mas de forma inteligente do ponto de vista do marketing. Além disso, não é fácil fazer uma distinção clara entre os termos, uma vez que a inteligência artificial se baseia em métodos de aprendizagem de máquinas e - ao contrário do "Nürnberger Bratwurst", por exemplo - nenhuma autoridade garante que o produto por trás dele é exatamente o que geralmente é entendido por este termo.
AI na realidade e ficção
No final do dia, "aprendizagem mecânica", "aprendizagem profunda" e "processamento natural da linguagem" poderiam ser descritos como sub-áreas de inteligência artificial (IA) e então poderia ser feita uma distinção entre IA fraca e forte. A IA fraca reproduz as capacidades humanas em sub-áreas - por exemplo, quando se trata de reconhecer objectos em imagens, jogar xadrez ou participar em torneios de tiro em primeira pessoa. A IA forte, por outro lado, só existe como uma ideia. Quer ser capaz de tudo (ou simular habilidades correspondentes) que um ser humano é capaz de fazer. Só que mais rápido, melhor e não necessariamente ligado a um corpo humanóide. Neste contexto, é o conceito de "IA forte" que fascina tanto os autores de livros, roteiristas e contadores de histórias. HAL9000 (2001: A Space Odyssey), Skynet (Terminator) ou Ultron (Avengers) são três dos exemplos mais conhecidos. O personagem "Data" de "Star Trek TNG" em um corpo humanóide contrasta esses exemplos sombrios com uma figura amável de IA que quer se tornar ainda mais humana na moda do aprendizado por máquina.
Alien AI "pensando"
No entanto, o fascínio com "IA" não mais emana apenas de Hollywood, mas tem sido alimentado anedotamente por incidentes da vida real em que o "pensamento" alienígena vem à luz em IA fraca. Às vezes a IA age ou reage de forma tão inesperada no sentido de pensar fora da caixa que ou você tem que sorrir ou ele envia um arrepio frio pela sua coluna. De qualquer forma, você toma consciência da estranheza do "pensamento" da IA. Você pode encontrar sete exemplos disso na galeria de imagens.