Inteligência Artificial como Serviço e Aprendizagem de Máquina como Serviço são basicamente a oferta de terceirização de inteligência artificial para um provedor externo. A vantagem reside na economia de recursos, bem como de custos.
As pequenas e médias empresas geralmente não dispõem de recursos para desenvolver e implementar as suas próprias aplicações de IA. No entanto, os serviços em nuvem facilitam agora o desenvolvimento de novos produtos, serviços e modelos de negócio inteligentes e trazem-nos para o mercado. Uma aplicação de IA correspondente chave na mão é vista como uma economia de tempo e dinheiro.
A maioria dos principais provedores de nuvens como Microsoft, Amazon, IBM ou Google oferecem ferramentas de desenvolvimento para Inteligência Artificial (IA) em uma base SaaS. Machine Learning é o foco principal, mas há sempre mais ferramentas da nuvem.
Deep Learning and Natural Language Processing
Os provedores mencionados acima focam principalmente no MLaaS. Uma razão para isso é que a aprendizagem de máquinas é metodológica e tecnicamente o campo de IA mais avançado. Com o método de aprendizagem de máquina "Deep Learning", está disponível uma implementação de uma rede neural artificial. Na prática, ele é freqüentemente usado para transformar dados em conhecimento e para desenvolver modelos preditivos para análise preditiva, riscos de falha ou comportamento do cliente.
Uma outra aplicação de IA seria Processamento de Linguagem Natural - uma espécie de análise avançada da fala. Com a sua ajuda, os chatbots podem, por exemplo, responder a perguntas simples de clientes em linguagem natural, que o cliente dificilmente consegue distinguir de um assistente humano.