O novo disco rígido MiniStation Air 2 WLAN de Buffalo oferece uma longa duração da bateria ao fazer streaming de mídia para um notebook, tablet ou smartphone. Está disponível com capacidade para 500 gigabytes ou um terabyte.
Smartphones, tablets mas também muitos notebooks não têm muita capacidade de armazenamento para filmes, fotos ou música. É aqui que entra em jogo a Tecnologia MiniStation Air 2 de Buffalo. O disco rígido externo pode ser acessado via WLAN e contém 500 gigabytes (HDW-PD500U3-EU) ou um terabyte (HDW-PD1.0U3-EU) de dados, suficiente mesmo para grandes coleções de filmes. Com a bateria de 3020 mAh, o disco rígido deve durar até doze horas com uma carga de bateria durante a transmissão de mídia. Apesar disso, o dispositivo é compacto com dimensões de 84 x 145 x 18 milímetros e não excessivamente pesado a 265 gramas.
Além do adaptador WLAN 802.11n integrado, o MiniStation Air 2 opera na banda de 2,4 GHz, existe também uma porta USB 3.0. Isto pode ser usado para carregar dados para um PC ou Mac, ou pode simplesmente ser usado como um disco rígido externo. Outra tomada USB na lateral é usada para carregar smartphones enquanto em movimento.
O servidor de mídia integrado na MiniStation Air 2 suporta DLNA com todos os formatos comuns de vídeo, áudio e imagem. Segundo a Buffalo Technology, são possíveis até oito conexões e até três fluxos de vídeo HD simultaneamente. Notebooks, tablets Windows ou MacBooks acessam a unidade diretamente via WLAN, WPA2-PSK é suportado como criptografia. Com o AirStation One-Touch Secure System (AOSS) da Buffalo, uma conexão segura é estabelecida com o toque de um botão. A Buffalo oferece aplicativos adequados para iPhones, iPads ou dispositivos móveis com sistemas operacionais Android; eles estão disponíveis gratuitamente nas lojas de aplicativos correspondentes. Usando a passagem Wi-Fi, uma conexão simultânea com a MiniStation Air 2 e com um roteador é possível.
Buffalo Technology fornece uma garantia de três anos sobre a MiniStation Air 2, o preço ainda não foi comunicado. □