BQ diz que está apresentando o Aquaris M10 Ubuntu Edition no MWC, o primeiro comprimido do mundo a rodar o sistema operacional Ubuntu.
BQ, um fabricante espanhol de eletrônicos de consumo, está apresentando o novo Aquaris M10 Ubuntu Edition no Mobile World Congress 2016. Com a função de convergência, o tablet pode ser usado como um PC desktop. Se estiver conectado a um teclado e um mouse, pode ser usado no modo desktop, enquanto a função de toque no dispositivo permanece no modo tablet.
O display do tablet mede 10,1 polegadas (1.920 x 1.200 pixels de resolução). O processador MediaTek MT8163A quad-core está instalado, com os núcleos com clock de até 1,5 gigahertz e o processador gráfico MediaTek Mali-T720-MP2 com até 600 megahertz. A memória de trabalho é de apenas dois gigabytes. A memória interna mede 16 gigabytes e pode ser expandida em até 200 gigabytes graças ao slot do cartão micro SD.
O tablet Ubuntu tem duas câmeras integradas. A câmera principal tira fotos com até oito megapixels, a câmera frontal com até cinco megapixels. As conexões sem fio incluem WLAN, Bluetooth e GPS.
O Aquaris M10 Ubuntu Edition executa o sistema operacional Ubuntu 15.04 e estará disponível na Alemanha e Áustria a partir do segundo trimestre deste ano. Os preços ainda não são conhecidos.