O Dukepad não é particularmente barato e também se destaca pela tendência dos tablets ficarem mais leves e finos. O aparelho também não está disponível para compra no momento, você tem que construí-lo. No entanto, deve encontrar seus amigos.
O gigante do software Oracle é conhecido principalmente por soluções de banco de dados e software empresarial. Desde a aquisição da Sun há três anos, a empresa de Larry Ellison também é responsável pelo desenvolvimento futuro da linguagem de programação Java. Nem todos os desenvolvedores da comunidade dão boas notas à Oracle por exercer o papel principal em Java, até porque a cultura corporativa da bem oleada máquina de negócios Oracle é diferente da do sistema mais orientado para a engenharia forjar a Sun. Mas com o Dukepad, a Oracle poderia reconquistar pelo menos alguns dos corações dos funileiros e desenvolvedores.
O Dukepad (Duke é a mascote de longa data da comunidade Java) é um tablet revelado na recente conferência de desenvolvedores da Oracle. Além de alguns protótipos, ele existe atualmente apenas como um manual de construção em inglês.... O hardware é baseado em um mini-computador Raspberry Pi, que é carregado com a versão embarcada do Java após a configuração. Depois disso, é com os hobbistas. Todos os componentes necessários para o sistema estão disponíveis para venda livre, a maioria deles pode até ser encomendada às empresas de venda por correspondência relevantes na Internet.
Os custos para os componentes de hardware são pouco menos de 370 dólares. Além disso, há o custo de montagem. A construção da habitação deverá ser um pouco difícil. A Oracle publicou modelos na Internet para cortar a laser os componentes plásticos, mas o resto da documentação ainda é um pouco escassa. A empresa Ellison quer publicar instruções mais detalhadas num futuro próximo. Além disso, o dispositivo também deve estar disponível como um kit num futuro próximo.
No lado do software, Linux serve como o sistema operacional. Java FX, uma rica plataforma de software de mídia baseada em Java, é utilizada como ambiente de execução para aplicativos. Java FX serve como interface do usuário e, portanto, substitui o pacote X11 padrão. De acordo com a Oracle, as aplicações podem assim ser desenvolvidas como módulos OSGi relativamente simples (OSGi significa Open Services Gateway Initiative e descreve um modelo de componente para software Java) baseado em Java FX.