O distribuidor e fabricante da sua própria marca Bluechip e a East Frisian Brunen-IT, conhecida pelas suas marcas One e Belinea, estão a unir forças. Quanto os Thuringians estão a pagar pela aquisição de um dos seus maiores clientes permanece em segredo.
Na passada sexta-feira, não muito longe da costa do Mar do Norte, na cidade frísio oriental de Wittmund, os directores Fred Krull e Frank Brunen da Brunen-IT, sediados ali, reuniram-se com o CEO da Bluechip AG, Hubert Wolf, e o seu signatário autorizado Sven Buchheim. Os dois gerentes tinham viajado de Meuselwitz na Turíngia para assinar o acordo de compra, já que a Bluechip está assumindo o grupo Brunen-IT por um preço não revelado.
As duas empresas têm mantido contatos comerciais intensivos por algum tempo. Por exemplo, parte do portfólio de PCs da Brunen é fabricado na Turíngia, já que a Bluechip opera suas próprias instalações de produção para servidores, desktops e notebooks. Mais de 60.000 PCs por ano de negócios saem da linha de produção lá. Os notebooks, pelo menos aqueles com a marca própria "Bluechip", por outro lado, levam uma existência sombria: de acordo com o relatório anual 2008/2009, apenas uns bons 2.000 destes foram produzidos - "porque só participamos na guerra de preços de forma limitada", é a razão dada.
Almost sem excepção, os notebooks da Brunen-IT têm vindo até agora directamente de fabricantes asiáticos. Para os consumidores, a marca One é de particular importância, que a Brunen vende através da loja online. A empresa baseada em Wittmund também está ativa no canal: após a falência da Maxdata, ela assegurou a marca Belinea e agora vende notebooks de marca apropriada no canal indireto.
Joining forces for success
Agora as empresas querem arar o mercado juntos no futuro e assim alcançar o tamanho crítico necessário para um sucesso duradouro como fabricante de computadores.
Importante para os funcionários: ambos os locais continuarão a existir inalterados, e o número de funcionários - 39 em Witmund, 240 em Meuselwitz - também não mudará, sublinharam os quatro gerentes por ocasião da assinatura do contrato. Frank Brunen continuará a liderar os negócios da futura subsidiária da Bluechip - pelo menos durante um período de transição detalhado. Fred Krull deve permanecer associado à empresa por um período mais longo.