"XPS" é a abreviatura de "XML Paper Specification", um formato de documento desenvolvido pela Microsoft e pretendido pela empresa como um produto concorrente ao formato PDF. Foi introduzido pela primeira vez em 2005.
O formato XPS desenvolvido pela Microsoft foi concebido como uma alternativa ao formato PDF comum da Adobe. Isto significa que os arquivos XPS podem ser exibidos e impressos no mesmo formato que um PDF em dispositivos finais diferentes. Por esta razão, um documento correspondente parece sempre o mesmo, independentemente do programa com o qual é visto. No entanto, depende do Windows e não é tão utilizado como o PDF. Para MacOS, os usuários devem usar um conversor online ou instalar um software que converta XPS para PDF.
XPS usa a linguagem de marcação XML (Extensible Markup Language). Com a sua ajuda, o layout, bem como toda a informação e conteúdo, podem ser resumidos num arquivo. Portanto, os arquivos XPS também podem ser abertos com programas de arquivo. Como o formato foi criado pela Microsoft e publicado com o Windows Vista, quase todos os computadores Windows são agora capazes de ler documentos XPS.
Porque os documentos XPS não podem ser alterados mais tarde, o formato é ideal para arquivar arquivos que não devem ser alterados, por exemplo, por razões de segurança de revisão. Até agora, o XPS não desempenhou praticamente nenhum papel entre os utilizadores privados, embora esteja directamente integrado no Windows e esteja, portanto, disponível em muitos milhões de computadores. O PDF continua a ser o melhor cão aqui.
Outros desenvolvimentos para OXPS
A organização de padrões ECMA publicou o padrão aberto XML Paper Specification (OXPS) em 2009, que, no entanto, não é compatível com o XPS. O Windows 8 e 10 pode lidar com ambos os formatos, o Windows Vista e o 7 só lidam com XPS.