É difícil imaginar computadores remotos sem acesso seguro. Isto aplica-se em particular ao Server Core do Windows Server 2008, que tem de gerir sem a sua própria interface de gestão. Com Windows 7, Vista e Server 2008, a Microsoft fornece WinRM e WinRS para este fim. Mostramos como você pode usar as funções remotas.
Para a administração de dispositivos através da interface serial, a Microsoft forneceu o Hyperterminal nas versões anteriores do Windows. A ferramenta forneceu acesso rápido e fácil através da interface serial.
O Hyperterminal era uma interface orientada a caracteres em uma janela. Com o Windows Server 2008 e Windows 7, no entanto, esta ferramenta está faltando. Em vez disso, a Microsoft se refere a outros métodos em sua ajuda. Sob as versões mais recentes do Windows, as mesmas tarefas podem ser feitas via Telnet ou usando WinRM e WinRS.
Na nossa dica seguinte, vamos entrar na configuração e uso do WinRM e WinRS. WinRM e WinRS são normalmente usados sempre juntos. Os servidores também podem ser geridos remotamente com ele. E os viajantes podem usá-lo para aceder aos seus dados no escritório em casa. Com WinRM e WinRS, Microsoft agora fornece uma nova interface para acesso remoto em Windows.
WinRM e WinRS
A abreviação WinRM significa Windows Remote Management. WinRM é o componente do servidor. WinRS (Windows Remote Shell) refere-se ao cliente que acessa o servidor (WinRM) e solicita serviços do mesmo. Através da interacção do WinRM e do WinRS, os computadores podem ser geridos remotamente. Além disso, a interface pode ser utilizada para executar programas no computador remoto.
WinRM e WinRS estão entre as funções padrão do Windows 7 (ou Windows Vista) e do Windows Server 2008, mas isso não significa que eles estejam geralmente disponíveis. Ao invés disso, esses serviços devem ser ativados e configurados com antecedência, tanto no cliente quanto no servidor. A galeria de imagens em anexo mostra como isto funciona.