Na CeBIT em Hanover, a Bormann, empresa especializada em soluções de computadores móveis, apresentou o primeiro tablet PC do mundo com uma impressora integrada, que se destina a competir com as soluções convencionais de caixas com um notebook e uma impressora.
A empresa familiar Bormann, que está sediada em Neusäß perto de Augsburg, foi fundada pelo chefe sénior Günther Bormann em 1966 e tem estado envolvido no desenvolvimento de soluções móveis e serviços individuais para PCs por mais de 30 anos. Os primeiros modelos pré-série totalmente funcionais podem ser vistos durante a CeBIT no Hall 26 no Stand A50.
De acordo com Michael Bormann, responsável pela comercialização, o produto FTPR01 apresentado ao público pela primeira vez é um "sistema de toque e impressão que é a combinação perfeita de tablet e impressora DIN A4". A solução combinada para uso móvel é principalmente interessante para clientes comerciais que empregam pessoal no setor de serviços e utilizam soluções de casos. O FTPR01 destina-se a competir com estas soluções portáteis em termos de preço, oferecendo ao mesmo tempo vantagens. Ao contrário de um comprimido, o sistema, que pesa pouco menos de dois quilos, está equipado com até duas baterias substituíveis e requer apenas uma fração da capacidade de transporte de um notebook/caixa de impressora.
Tecnicamente, a solução é baseada num módulo de toque com uma resolução de 10,1 polegadas na diagonal e 1.280 x 800 pixels. A impressora térmica directa Pocketjet integrada na caixa vem da Brother. O coração do sistema é um processador Intel Atom, que pode ser instalado em conjunto com um sistema operacional Microsoft (Windows 7, XP/7 incorporado) em várias versões. Para o Android, o uso de um processador ARM está em preparação. Outras características incluem um gigabyte de RAM, saída de áudio, assim como USB e Ethernet. As tecnologias sem fio 3G/UMTS, WLAN e Bluetooth garantem alta conectividade. De acordo com Bormann, outros equipamentos e adaptações individuais de software ou design de dispositivos para necessidades individuais são possíveis a qualquer momento para volumes de pedidos maiores.