O que é o Linux?

Linux é o termo coletivo para sistemas operacionais que são baseados no kernel do Linux e são usados por vários usuários. Eles foram distribuídos gratuitamente a partir dos anos 90 e foram largamente desenvolvidos por Linus Torvald, um programador da Finlândia.

Linux é caracterizado por dois critérios. Um deles é o kernel Linux no qual os sistemas operacionais estão baseados. É um kernel monolítico que é a base para diferentes variantes do sistema operacional. Utiliza C, uma linguagem de programação comum. O design é muito semelhante ao do Unix. Não é coincidência que isto tenha realmente servido como um modelo de desenvolvimento. O software associado é o GNU, que é, portanto, muito semelhante ao Unix. Tanto o kernel quanto o software foram publicados sob a Licença Pública Geral e estão disponíveis gratuitamente para usuários em todo o mundo. A marca registrada dos sistemas Linux é o pinguim.

Einsatzbereiche von Linux sind breitgefächert

Die Anwendungsgebiete von Linux sind vielfältig. Die Mehrfachnutzer-Betriebssysteme können auf diversen Geräten zum Einsatz kommen. Dazu zählen:

  • Rechner an Arbeitsplätzen
  • Server
  • Mobile Endgeräte wie Smartphones und Netbooks
  • Router
  • Digitalkameras

Die User von Linux sind sehr gemischt. Private, gewerbliche und öffentliche Nutzer wenden es an. Auch im Regierungsumfeld wird es eingesetzt.

Die Linux-Kernel-Versionen kennenlernen

Die Kernel, die von Linux seit Anfang der 90er-Jahre entwickelt wurden, bestehen aus vier Zahlen, die durch Punkte voneinander getrennt werden, also schematisch x.xx.x.x. Mit jeder Versionsänderung, die die Funktionalität betrifft, gibt es neue Nummern. Werden Funktionen in größerem Umfang geändert, ändern sich die beiden vorderen Zahlen, bei kleineren Änderungen die dritte Zahl. O quarto número frequentemente não é nomeado porque muitas vezes tem razões de correção.

Desenvolvimentos são constantemente continuados

Programadores de todo o mundo participam em sempre desenvolver mais o Linux. Muitas vezes isto é feito gratuitamente e implementado no âmbito dos fóruns. As soluções de software também estão sendo constantemente avançadas neste contexto, a fim de tornar o leque de usos possíveis ainda mais amplo. Isto aplica-se ao sector móvel, mas também aos supercomputadores. Porque o Linux é muito fácil de adaptar, e é exatamente isso que é crucial para os supercomputadores e sua utilização. A indústria automóvel também utiliza o Linux extensivamente para os seus desenvolvimentos inovadores.

Focus na segurança

Linux é considerado um sistema operativo muito seguro. Há várias razões para isso. Para um, o hardware e as áreas de acesso no desktop estão ligados aos usuários, portanto, os vírus nunca infectam todo o sistema. Por outro lado, o código aberto é ideal para a detecção de erros. O Linux também fornece atualizações de segurança regularmente e, claro, sempre de graça.