Ampere para estações de trabalho e centros de dados

Com o RTX 6000 e o A40, Nvidia traz placas gráficas Ampere em configuração completa com GDDR6 de 48 GB para estações de trabalho e virtualização de desktop. O Bluefield-2X smart NIC também possui um chip Ampere para funções de segurança baseadas em IA além de uma GPU.

Nvidia agora está estendendo a arquitetura Ampere para estações de trabalho e centros de dados. A RTX A6000 - o fabricante está deixando de usar o nome Quadro com esta nova geração de placas - é uma placa PCI Express 4.0 completa com uma GPU GA102. Combina 10.752 núcleos CUDA, 84 núcleos RT de segunda geração e 336 núcleos Tensor de terceira geração em um chip. Em comparação com a geração anterior, os núcleos RT devem fornecer o dobro do desempenho em aplicações de traçado de raio ou computação, enquanto os núcleos Tensor devem fornecer cinco vezes o rendimento em cargas de trabalho AI.

As com as placas PC da série RTX-3000, o GDDR6 é usado para memória gráfica, mas 48 GB com ECC. Com NVLink, duas placas podem ser combinadas para usar 96 GB de memória gráfica para cargas de trabalho muito grandes. O RTX A6000 é um cartão de dupla largura com um consumo de energia de 300 watts. Quatro portas de visualização estão disponíveis como saídas. O cartão pode ser usado em estações de trabalho e em servidores para VDI. Diferentes perfis vGPU são suportados lá.

O cartão de centro de dados tecnicamente semelhante A40 difere do RTX A6000 pelo seu arrefecimento passivo e pela memória um pouco mais lenta. Ao contrário dos cartões de servidor anteriores, o A40 está equipado com três DisplayPorts. No entanto, estes são desactivados por defeito, uma vez que o cartão está pré-configurado para utilização vGPU. O RTX A6000 deverá estar disponível em dezembro, o A40 no início de 2021. Nvidia ainda não nomeou os preços.

Ao mesmo tempo, Nvidia está enviando a plataforma Omniverse para uma fase beta aberta. É uma plataforma de simulação e colaboração em 3D baseada em RTX baseada na descrição universal da Pixar (USD), permitindo a colaboração entre diferentes aplicações 3D e ecossistemas de diferentes fabricantes.

Bluefield-2X: Cartão de rede inteligente com Ampere GPU

Com a aquisição da Mellanox, a Nvidia também herdou a sua série Bluefield smart NIC. Com a placa Bluefield-2 DPU PCI Express 4.0, a Nvidia expande o leque de funções utilizando uma Unidade de Processamento de Dados (DPU). Este chip combina as funções do Mellanox ConnectX-6 Dx SmartNIC com oito núcleos ARM-A72 adicionais, que assumem as tarefas de segurança, rede e armazenamento, a fim de aliviar a CPU. O componente de armazenamento suporta NVMe-oF e foi concebido para acelerar funções como a desduplicação e compressão. A parte de rede oferece suporte a 200 Gbps Ethernet e InfiniBand.

O BlueField-2X DPU também tem uma GPU A100 adicional para análises de segurança baseadas em IA. Com o Kit de Desenvolvimento de Software DOCA, o fabricante fornece aos desenvolvedores de software ferramentas para a construção de serviços de data center acelerados por DPU. O Bluefield 2 DPU deve estar disponível em sistemas de vários fabricantes de servidores a partir do início de 2021. O suporte a software vem da VMware, Red Hat, Canonical e Microsoft Windows. O BlueField-2X ainda está actualmente em desenvolvimento.