NAND flash memories are non-volatile IC-based memories with NAND gates. Todos os dados são retidos mesmo em operação desenergizada.
NAND memórias flash são memórias não voláteis baseadas em CI com portões NAND. Mesmo em operação desenergizada, todos os dados são retidos.
Existem dois tipos de memória flash, NAND e NOR. Os nomes referem-se aos portões lógicos utilizados pela célula de memória (os portões lógicos são os blocos básicos de construção dos circuitos digitais). NOR flash foi introduzido pela Intel em 1988, NAND flash pela Toshiba em 1989.
Os dois portais lógicos diferem na forma como funcionam. Os portões NAND ocupam menos área IC, portanto o flash NAND tem uma capacidade de armazenamento maior do que o flash NOR. Os portões NAND operam com polaridade de tensão normal, enquanto os portões NOR requerem uma fonte de tensão negativa. O flash NOR é mais rápido mas também mais caro.
Aplicações para flash NAND incluem leitores de MP3, cartões de memória em câmaras digitais e pen USB sticks. NOR é mais comumente usado em telefones celulares.
alguns dispositivos usam tanto NAND como NOR. Um Pocket PC, por exemplo, pode usar NOR embutido para iniciar o sistema operacional, mas um cartão NAND para outras necessidades de armazenamento. NAND só pode tolerar um número limitado de ciclos de leitura-escrita. No entanto, a vida útil é melhorada a cada nova geração de chips.
Um dos principais objetivos do desenvolvimento do flash NAND é reduzir o custo por bit enquanto aumenta a capacidade máxima do chip. Além da possibilidade de aumentar a capacidade de memória através de estruturas menores, os fabricantes estão aplicando sofisticadas capacidades de detecção para acomodar até quatro bits em uma célula de memória. As estruturas multicamadas estão sendo debatidas como outra possibilidade.
Para os fabricantes dos dispositivos acima, as memórias flash têm o benefício de que, dependendo da situação de fornecimento, os preços de venda podem ser ajustados através de memória mais ou menos cara.