Bigger e mais rápido é a nova edição do PC desktop XPS da Dell. Os processadores Core da 12ª geração, novinhos em folha, com capacidade de overclock, estão na placa principal, mesmo com refrigeração líquida, se desejado. Placas gráficas rápidas também são oferecidas.
Na nova área de trabalho XPS com o modelo número 8950, a Dell realmente intensificou o desempenho e o equipamento. O modelo anterior com processador Rocket Lake só podia ser encomendado com um Nvidia Geforce RTX 3070. Com o sucessor XPS 8950, as opções máximas são a Geforce RTX 3090 ou a AMD Radeon RX 6900 XT na lista de equipamentos. O desempenho do processador também aumentou. O novo desktop XPS é baseado nos processadores Core da 12ª geração da Intel, recentemente introduzidos. A Dell oferece um total de três CPUs Alder Lake: Core i5-12600K com seis núcleos P e quatro E, Core i7-12700K com oito núcleos P e quatro E e no modelo superior o Core i9-12900K com oito núcleos P e oito E. Os novos processadores fornecem 19 por cento mais potência de computação por watt em comparação com o seu predecessor direto, o Rocket Lake. O DDR5-4400 RAM, que pode ser expandido até 128 GB, também oferece mais desempenho.
O XPS 8950 é também o primeiro desktop XPS para o qual a Dell oferece a opção de resfriamento por água. Segundo a Dell, isso mantém o processador 18% mais frio sob carga do que com o resfriamento a ar, que também é melhorado em comparação com o XPS 8940.
Mala maior
Enquanto os PCs estão ficando cada vez menores, a Dell está adotando a abordagem oposta com o novo XPS. Seu volume de caixas cresceu cerca de 40 por cento, para 27 litros. O computador não é mais alto, mas mais profundo, para que até os cartões longos de alta qualidade possam caber. A fonte de alimentação Platinum na configuração máxima tem agora uma potência de até 750 watts. Dois grandes ventiladores operam na caixa, que está disponível em preto ou branco. A traseira também serve de refrigeração para o radiador do sistema opcional de arrefecimento de água All-in-One. As opções de armazenamento em massa consistem em até dois M.2 SSDs na placa principal com chipset Intel Z690 e também dois HDDs na caixa. Tanto as SSDs quanto os HDDs podem ter até dois TB de tamanho. Aqueles que ainda precisam de uma unidade óptica podem encomendar o XPS com um gravador de DVD interno.
Para a conexão de rede, uma porta Killer E3100G GbE está disponível na placa principal. Além disso, um módulo Killer Wi-Fi 6 é montado na placa principal. O Windows 11 é pré-instalado como sistema operacional.
O XPS 8950 deve entrar no mercado neste outono. Os preços não estarão disponíveis até o lançamento no mercado.