EU-DSGVO: Eliminação adequada de dados

Kroll Ontrack fornece um white paper sobre a eliminação segura de dados devido à alteração da legislação europeia de protecção de dados.

Com a adopção do novo Regulamento Geral Europeu de Protecção de Dados pelo Parlamento Europeu, as empresas - independentemente do tamanho - enfrentam agora novos requisitos para a eliminação segura e final de dados.

Os novos requisitos serão aplicáveis a partir do início de 2018 e são acompanhados por sanções significativamente mais rigorosas. As empresas podem ser multadas em até 4% do seu faturamento anual se não cumprirem. Por este motivo, as empresas já devem adaptar os seus processos de protecção e eliminação de dados às novas regulamentações.

"Com o novo Regulamento Geral Europeu de Protecção de Dados, as já rígidas regulamentações alemãs de protecção de dados foram ainda mais apertadas. Isto significa que as empresas só têm cerca de dois anos para redesenhar os seus processos existentes em conformidade", explica Axel Kunz, Gerente de Vendas e responsável pelo apagamento de dados na Kroll Ontrack. "Por mais sofisticados que fossem os processos anteriores, uma coisa já está clara: devem ser estanques a partir de 2018, porque as penalidades não são mais insignificantes. Dados recolhidos e armazenados de forma negligente podem, em determinadas circunstâncias, tornar-se ameaçadores de existência devido às novas penalizações. A eliminação segura e permanente dos dados e a sua comprovação devem, portanto, mais do que nunca, fazer parte do ciclo de vida dos dados. Nosso último white paper explica a melhor maneira de apagar dados com segurança".

O whitepaper cobre os seguintes pontos:

  • Grundlagen des Datenschutzes
  • „sicheres Löschen“
  • Überblick über die bisherigen deutschen Rechtsgrundlagen und die Änderungen durch die neue europäische Datenschutzgrundverordnung
  • technische Maßnahmen zum sicheren Löschen
  • professionelle Werkzeuge zum sicheren Löschen
  • Hinweise für die Umsetzung des sicheren Löschens in Unternehmen, damit es zu keinen Strafzahlungen – und was hierbei nicht vergessen werden sollte – und zu keinem massiven Reputations- und Imageverlust kommt

Das Whitepaper kann hier kostenlos heruntergeladen werden.