Uma rede é uma coleção de computadores, servidores, mainframes, dispositivos de rede, periféricos ou outros dispositivos conectados entre si para permitir o compartilhamento de dados. Um excelente exemplo de rede é a Internet, que conecta milhões de pessoas em todo o mundo. À direita está um exemplo de imagem de uma rede doméstica com vários computadores e outros dispositivos de rede todos conectados.
Exemplos de dispositivos de rede
- Computadores de mesa, laptops, mainframes e servidores.
- Consoles e thin clients.
- firewalls
- Pontes
- Repetidores
- Placas de interface de rede
- Switches, hubs, modems e roteadores.
- Smartphones e tablets.
- Webcams
Topologias de rede e tipos de redes
O termo topologia de rede descreve o relacionamento dos dispositivos conectados em termos de um gráfico geométrico. Os dispositivos são representados como vértices e suas conexões são representadas como arestas no gráfico. Ele descreve quantas conexões cada dispositivo possui, em que ordem e que tipo de hierarquia.
As configurações de rede típicas incluem a topologia de barramento, topologia de malha, topologia em anel, topologia em estrela, topologia em árvore e topologia híbrida.
A maioria das redes domésticas é configurada em uma topologia em árvore conectada à Internet. As redes corporativas geralmente usam topologias em árvore, mas também incorporam topologias em estrela e uma Intranet.
Qual foi a primeira rede de computadores?
Uma das primeiras redes de computadores a usar comutação de pacotes, o ARPANET foi desenvolvido em meados da década de 1960 e é considerado o antecessor direto da Internet moderna. A primeira mensagem da ARPANET foi enviada em 29 de outubro de 1969.