Com as novas soluções Optics 3.0 e Gateway, o Blackberry cobre os campos de Detecção e Resposta de Endpoint e Zero Trust Network Access. Os dados de telemetria coletados são usados para melhorar a detecção e remediação de ameaças.
Com o Optics 3.0 e o Gateway, a Blackberry anuncia duas novas soluções de ciber-segurança. O Optics 3.0 é uma solução de detecção e resposta (EDR) baseada em nuvem que utiliza inteligência artificial para detectar e responder a incidentes de segurança. E com o Blackberry Gateway, o fabricante está lançando sua entrada na tecnologia Zero Trust Network Access (ZTNA) para SaaS e aplicações no local.
Com o Optics 3.0, os usuários podem executar funções de detecção de ameaças e resposta automatizada diretamente no dispositivo endpoint. Como resultado, a solução mitiga um incidente crítico de segurança em tempo quase real. A telemetria, alerta e dados forenses resultantes são armazenados pelo Blackberry no Lago de Dados em Nuvem juntamente com dados de telemetria não relacionados com o ponto final. A partir daí, os administradores podem consultar e analisar os dados de várias fontes para obter uma melhor percepção do ambiente de segurança.
Os dados de telemetria da segunda solução também fluem para o Lago de Dados da Nuvem. A arquitetura de gateway de confiança zero é baseada na abordagem "prevenir primeiro e proteger primeiro" e é projetada para ajudar as empresas a reduzir o risco de acesso à rede. Para fazer isso, a solução primeiro classifica cada usuário, endpoint e rede como potencialmente hostil até que a identidade seja autenticada.
No futuro, Blackberry planeja adicionar outras fontes ao Lago de Dados da Nuvem, tais como comportamento do usuário, identidades, a rede e a nuvem. Isto permitirá ao fabricante fornecer correlação de dados, fluxos de trabalho automatizados e rastreamento automático de ameaças para tornar a detecção e resposta ainda mais eficaz.