Após inúmeros sites discutirem a possibilidade de que o novo iPhone 4 pudesse perder completamente a recepção da rede com um movimento errado da mão, a Apple decidiu esclarecer o problema em uma carta pública.
O iPhone 4 representa o lançamento do produto com maior sucesso da Apple: a Apple vendeu 1,7 milhões de unidades nos três primeiros dias de vendas. Numerosos editores examinaram o dispositivo e não encontraram defeitos fundamentais. No entanto, começaram a surgir queixas de que o iPhone 4 não era adequado para canhotos, por exemplo, e os destros também tiveram de prestar muita atenção à forma como seguravam o iPhone 4. A acusação: a antena de recepção interna é colocada de forma tão desfavorável que é rapidamente coberta com um dedo e, neste caso, o desempenho da recepção é reduzido de tal forma que o visor cai de quatro a cinco barras e, em alguns casos, o aparelho perde completamente a ligação à rede.
Como a Apple escreve na sua carta aos utilizadores do iPhone 4, é "intrigada" por estes relatórios, porque por outro lado, existem muitos utilizadores - e esta é também a sua própria opinião, segundo a qual o iPhone 4 é o modelo com melhor recepção até agora.
Mas investigou as acusações, e o resultado é tão surpreendente como simples: o algoritmo para calcular a força de recepção está errado e dá aos utilizadores a impressão de melhor recepção do que realmente existe. O aumento na qualidade de recepção foi demasiado elevado e a diminuição quando a antena interna foi coberta foi exagerada em conformidade. Quem perder a conexão à rede como resultado já teve uma situação crítica de recepção, mas o dispositivo não a representou dessa forma.
A Apple anunciou que adotaria o método recomendado pela AT&T para calcular a qualidade de recepção e a disponibilizaria em uma atualização gratuita nas próximas semanas. A atualização também otimizará o visor, tornando as três primeiras barras ligeiramente mais grossas para que sejam mais fáceis de ler. A atualização estará disponível para os modelos iPhone 4, iPhone 3G e 3GS.