O BIOS (Basic Input/Output System) é o programa utilizado pelo microprocessador de um PC para iniciar o sistema do computador depois de este ser ligado. Também gere o
O BIOS (Basic Input/Output System) é o programa utilizado pelo microprocessador de um PC para iniciar o sistema do computador depois de este ser ligado. Ele também gerencia o fluxo de dados entre o sistema operacional do computador e dispositivos conectados, como o disco rígido, adaptador de vídeo, teclado, mouse e impressora.
A BIOS está incorporada ao computador e também faz parte do pacote. (Em contraste, o sistema operacional pode ser pré-instalado pelo fabricante ou fornecedor, ou instalado pelo usuário). O microprocessador acede ao programa BIOS através de um chip EPROM (Eraseable Programmable Read-Only Memory). Quando se liga o computador, o microprocessador entrega o controlo ao programa da BIOS, que reside sempre no mesmo local na EPROM.
Quando a BIOS arranca (arranca) o computador, primeiro determina se todos os componentes estão presentes e funcionais; depois carrega o sistema operativo ou parte dele do disco rígido para a RAM do computador (Random Access Memory).
Abrigado à BIOS, o sistema operativo e as suas aplicações não precisam de conhecer detalhes (por exemplo, endereços) dos dispositivos de entrada/saída ligados. Se os detalhes dos dispositivos mudarem, apenas o programa BIOS precisa de ser ajustado. Por vezes estas alterações são feitas na configuração do sistema.
Embora em teoria a BIOS esteja sempre entre o microprocessador e a informação de controlo e fluxo de dados dos dispositivos de E/S, em alguns casos a BIOS pode fazer com que os dados fluam directamente para a memória a partir daqueles dispositivos (por exemplo, placas gráficas) que necessitam de um fluxo de dados mais rápido.