Toma parte na discussão! Aqui pode ler mais uma vez o nosso Good Morning Editorial.
Quando os bilhetes de comboio são digitalizados directamente no smartphone pelo condutor, isto afecta a indústria gráfica, uma vez que os documentos já não são impressos. Da mesma forma, há consequências quando as transações de pagamento, a burocracia (especialmente formulários), livros e revistas se tornam digitais. Em suma, isto resulta em algo grande que está lançando sua sombra adiante.
Os autores Ralf Kreutzer e Karl-Heinz Land já descrevem este fenômeno no título do livro: "Dematerialisation - The Redistribution of the World in Times of Digital Darwinism". Eles perguntam como e porque os produtos físicos serão substituídos por substitutos digitais no futuro. A "desmaterialização" está mudando o comportamento dos consumidores, as cadeias de valor, a economia e o mundo do trabalho. Sim, mesmo "a estrutura da nossa sociedade" mudaria através do poder criativo da desmaterialização, argumentam.
Por outro lado, eu nunca conseguirei baixar uma escada de madeira ou o meu porco assado como um app.
O que você acha da "desmaterialização do mundo"? Quais os efeitos na economia e na sociedade que o avanço da digitalização trará consigo?