Um navegador - também conhecido como web browser ou navegador de internet - é um software especial que pode exibir páginas web e outros documentos e dados, por exemplo imagens e arquivos PDF. Os conhecidos navegadores são todos gratuitos.
O termo inglês "to browse" traduzido como "to rummage" ou "to browse". O termo foi então adotado com o advento da Internet para navegar na rede e o software correspondente para isso, o navegador.
Uma característica típica dos navegadores é que sua interface é amplamente utilizada para exibir conteúdo web. Eles têm a sua própria página inicial que aparece quando aberta. A página web que você está procurando é acessada digitando na barra de endereço na parte superior. Além disso, existem vários botões que podem ser utilizados, por exemplo, para voltar à página inicial ou às páginas visitadas anteriormente (navegação). Os browsers modernos funcionam com navegação por abas, o que permite que várias páginas web sejam abertas em paralelo em diferentes separadores.
Endereços web (URLs) podem ser guardados como bookmarks para facilitar a sua localização posterior. As funções básicas dos browsers são frequentemente estendidas por plug-ins de terceiros.
História dos browsers
O primeiro browser foi desenvolvido por Tim Berners-Lee, o inventor do HTML, em 1989. Foi inicialmente chamado WorldWideWeb, mais tarde Nexus. Nessa altura, ainda era preciso clicar nos gráficos para os abrir. Um ano depois, encomendou ao seu colega do CERN, Nicola Pellow, o desenvolvimento do Line Mode Browser. Isto só podia mostrar texto, mas funcionava em quase todos os computadores na altura. Ambos os navegadores foram publicados em 1991.
O primeiro navegador amplamente utilizado foi o Mosaic. Ele já tinha uma interface gráfica de usuário e construiu automaticamente o design da página em si. Originalmente escrito para Unix, em breve houve versões para Apple Macintosh e Microsoft Windows (1993). O Mosaico foi quase completamente substituído pelo Netscape Navigator, que apareceu em 1994. A Netscape rapidamente se tornou líder de mercado com o rápido crescimento da Internet na época, mas depois de alguns anos desapareceu novamente na obscuridade até ser descontinuada em 2008.
A partir de 1995, o Internet Explorer (IE) da Microsoft se tornou o principal cão do mercado de navegadores, devido à vantagem competitiva que o IE foi instalado automaticamente com o sistema operacional Windows. A Netscape reagiu à perda de quota de mercado, transformando-se no projecto de código aberto Mozilla Firefox.
Em 1996, surgiu o Opera, um dos primeiros browsers a ser equipado com separadores permanentemente integrados e um bloqueador de pop-ups. Em 2003, a Apple lançou o Safari como o navegador padrão para o seu sistema operacional, substituindo o IE. Seit 2008 mischt Google mit Chrome im Browser-Wettbewerb mit und hat sich seitdem zum absoluten Marktführer entwickelt. In jüngerer Zeit erschienen mit Microsoft Edge und Vivaldi zwei neue Browser, deren Entwicklung abzuwarten bleibt. Edge wurde mit Windows 10 veröffentlicht und soll nach und nach den Internet Explorer ablösen.
Marktanteile von Browsern
Die bekanntesten Browser mit ihren Marktanteilen Stand 2018 sind:
- Google Chrome – 61,6 Prozent,
- Microsoft Internet Explorer – 12,0 Prozent,
- Mozilla Firefox – 11,0 Prozent,
- Microsoft Edge – 4,2 Prozent,
- Apple Safari – 3,8 Prozent,
- Opera – 1,5 Prozent,
- Andere – 5,9 Prozent.