SSD como extensão RAM para servidores

Com os SSDs da série Ultrastar-DC-ME200, a Western Digital está lançando no mercado memórias flash que estendem a memória de trabalho em servidores rodando Linux. Com eles, o fabricante quer lucrar com o crescimento do mercado da computação em memória.

SSDs são significativamente mais lentos que os módulos de memória DDR, mas são mais baratos e permitem uma maior capacidade de armazenamento. Com a série Ultrastar DC ME200, a Western Digital desenvolveu SSDs que podem ser usadas em conjunto com DRAM em um pool de armazenamento. O Ultrastar DC ME200, a abreviatura "ME" significa "Memory Extension", está disponível com capacidades de um, dois ou quatro TiB. O fabricante oferece o SSD em dois modelos: Em formato de 2,5 polegadas com interface U.2 e como uma placa PCIe 3.0 de meia altura. É feito de planar 15nm MLC NAND e, portanto, é dito ter uma alta resistência, variando de 19 a 78 petabytes escritos (PBW), dependendo da capacidade.

Up a 24 TiB em servidores dual CPU

De acordo com a Western Digital, o sistema in-memory permite a expansão da memória até 24 TiB em servidores dual CPU 1U. Para sistemas 2U com quatro CPUs, 48 TiB são possíveis, e para sistemas 4U com oito processadores, até 96 TiB. Um TiB (Tebibyte) corresponde a 240 bytes. Esta capacidade corresponde a cerca de 0,9 TB (terabyte).

Os SSDs Ultrastar DC-ME200 só podem actualmente ser utilizados com processadores Intel Xeon de E5 v3. Várias distribuições Linux são suportadas para o sistema operacional. O fabricante vê aplicações típicas para a série Ultrastar-DC-ME200 em aplicações in-memory como Redis, Memcached, Apache Spark e grandes bases de dados. O seu próprio software de gestão de memórias gere a combinação de DRAM e SSD num pool de memória comum. A aprendizagem de máquinas, reconhecimento de padrões, digitalização de códigos e outras técnicas são utilizadas para garantir um alto desempenho através de um pré-franqueamento massivo. A série Ultrastar-DC-ME200 está disponível e a ser testada por clientes seleccionados, de acordo com a Western Digital.