As impressoras HP com o novo Blue Angel

A espera terminou - o fabricante americano HP é o primeiro fornecedor de impressoras e dispositivos multifuncionais no mercado alemão a cumprir as directrizes para o novo Blue Angel com os seus dispositivos Officejet Pro X series.

O Blue Angel, o primeiro e provavelmente mais conhecido rótulo ambiental do mundo, está firmemente ligado a algumas áreas da tecnologia da informação. O alto valor do selo, que é apoiado pelas instituições Jury-Umweltzeichen, Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear, Agência Federal do Meio Ambiente e RAL e tem sido continuamente atualizado por 35 anos, é particularmente evidente no negócio de projetos de equipamentos de escritório com função de impressão.

Após a concessão da versão RAL-UZ 122 ter sido descontinuada no início deste ano e o novo selo de acordo com o RAL-UZ 171 não pôde ser concedido devido à falta de laboratórios de testes certificados, fabricantes e fornecedores de dispositivos multifuncionais e impressoras se encontraram em uma situação precária e insatisfatória. IT-BUSINESS já abordou esta questão através de um inquérito com a RAL gGmbH. O negócio do projecto, no qual o novo Blue Angel já era necessário, não podia ser servido.

Informação complementar sobre o tema

Atitude do Blue Angel para HP

De acordo com as suas próprias declarações, a HP desenvolve os seus sistemas de impressão com base nos critérios ambientais da própria empresa. Além disso, a HP tem em conta programas de certificação voluntários, como o Blue Angel da Agência Federal Alemã do Ambiente (UBA), reconhecido internacionalmente. Os produtos premiados com o Blue Angel cumprem ou excedem mais de 100 critérios rigorosos de atribuição do rótulo ecológico. A certificação voluntária é uma oferta adicional da HP para utilizadores de uma vasta gama de aplicações de impressão. A HP afirma ainda ter sido um dos primeiros fabricantes a alinhar seus critérios de design com o Blue Angel e ter oferecido tais dispositivos desde meados dos anos 90.

Como primeiro fabricante na longa lista de espera para a etiqueta, a HP apresentou agora impressoras e dispositivos multifuncionais com o Blue Angel de acordo com o RAL-UZ 171. Para receber o certificado da Agência Federal do Ambiente, os aparelhos da série Officejet Pro X tiveram de cumprir mais de 100 requisitos ambientais, incluindo consumo de energia e níveis de ruído ou emissões de materiais. Por exemplo, a especificação do consumo típico de energia por semana é obrigatória para todos os tipos de dispositivos.

Um resumo dos dispositivos de escritório com função de impressão que são certificados de acordo com RAL-UZ 171 e que podem ostentar o rótulo ecológico pode ser encontrado na página web www.blauer-engel.de. No momento, existem seis modelos da HP, mas mais fabricantes e produtos virão a seguir.